Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena

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Resumo

Este artigo apresenta alguns dos resultados parciais do Projeto em Rede de Estudos, Pesquisas e Formação de Professores Pesquisadores em Linguística e Educação Escolar Indígena, cuja preocupação central é a formação linguística nos cursos de nível superior para professores indígenas. São levantados e discutidos, entre outros, os seguintes pontos: problemas na elaboração de escritas de línguas indígenas, necessidade de seleção de conteúdos serializados para o ensino formal dessas línguas e a utilidade de banco de dados linguísticos para o ensino das línguas indígenas nas escolas das aldeias.

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Autores
  • Aldir Santos de Paula
  • Ana Suelly Arruda Câmara Cabral
  • Aryon Dall'Igna Rodrigues
  • Chandra Wood Viegas
  • Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá
Biografia
Referências

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Como Citar

DE PAULA, A. S.; CABRAL, A. S. A. C.; RODRIGUES, A. D.; VIEGAS, C. W.; KAXINAWÁ, J. P. de L. Reflexões sobre a formação linguística no ensino superior indígena. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2011.v8.249. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/249. Acesso em: 18 abr. 2024.

Palavras-chave:

Indigenous Higher Education. Indigenous Language Teaching. Linguistic and Cultural Strengthening. Formação Superior Indígena. Ensino de Línguas Indígenas. Fortalecimento Linguístico e Cultural. Formación Superior Indígena. Enseñanza de Lenguas Indígenas. Fortalecimiento Lingüístico y Cultural.