Pós-graduação e pesquisas em formação de professores: 2003 a 2007

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo analisou pesquisas sobre a formação de professores na pós-graduação em educação brasileira, a partir de 64 trabalhos apresentados no GT8 (Formação de Professores) da Anped, durante as reuniões anuais de 2003 a 2007. Enfocou-se, principalmente, a apreensão das concepções de formação de professores, tomando como base os autores que fundamentaram essas pesquisas. Desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada nos aportes teórico-metodológicos da pesquisa coletiva, o estudo analisa as concepções de formação de professores que têm balizado as pesquisas na área e apresenta uma proposta de pesquisa-formação direcionada à formação de formadores de professores nos cursos de pós-graduação. Os resultados das análises indicam a eminência de uma perspectiva de formação mais política. Uma análise mais crítica dos elementos ideológicos que subjazem aos autores referenciados permitiu identificar uma hegemonia nas concepções e práticas de pesquisa e formação de professores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Luis Eduardo Alvarado Prada
  • Vania Maria de Oliveira Vieira
  • Andréa Maturano Longarezi
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALVARADO PRADA, L. E.; VIEIRA, V. M. de O.; LONGAREZI, A. M. Pós-graduação e pesquisas em formação de professores: 2003 a 2007. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 16, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.276. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/276. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Primeira Seção

Publicado:

abr. 30, 2012
Palavras-chave:

Teacher Training. Research. Conceptions. Graduate Study. Collective Research. Formação de Professores. Pesquisas. Pós-Graduação. Concepções. Pesquisa Coletiva. Formación del Profesorado. Investigaciones. Posgrado. Conceptos. Investigación Colectiva.