Mestrado profissional: proposta polêmica no Sistema Brasileiro de Pós-Graduação – o caso do planejamento regional e urbano

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O texto pretende trazer ao debate as lacunas na formação pós-graduada brasileira que o mestrado profissional tem condições de preencher, com enfoque na área do planejamento regional e urbano. Nesta área, o papel dessa modalidade de curso poderá se tornar relevante, em decorrência da crescente demanda por pessoal qualificado gerada pela retomada das questões relacionadas ao desenvolvimento regional, do processo de descentralização administrativa e da entrada em vigor do Estatuto da Cidade e da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que vem exigindo um melhor aparelhamento das administrações públicas locais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rosélia Piquet
  • José Agostinho Anachoreta Leal
  • Denise Cunha Tavares Terra
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PIQUET, R.; LEAL, J. A. A.; TERRA, D. C. T. Mestrado profissional: proposta polêmica no Sistema Brasileiro de Pós-Graduação – o caso do planejamento regional e urbano. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.75. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/75. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates
Palavras-chave:

mestrado profissional. planejamento urbano e regional. qualificação profissional. professional master course, urban and regional planning, professional qualification.