Mestrado profissional em Engenharia: uma oportunidade para incrementar a inovação colaborativa entre universidades e os setores de produção no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O desenvolvimento das engenharias é fator importante para o progresso brasileiro. A busca pela maior integração entre as universidades e as empresas no Brasil para inovação tem sido crescente nos últimos anos, e o Mestrado profissional (MP) tem o potencial de se constituir em um forte catalisador dessas interações. Os objetivos dos projetos inovadores são os de incrementar a competitividade das empresas brasileiras tendo em vista o mercado globalizado. Este artigo apresenta uma análise sobre a importância da pós-graduação em Engenharia e a colaboração entre universidades e empresas no Brasil. Discute como o MP pode auxiliar tal colaboração. Características desejáveis do MP para as engenharias são descritas, tendo em vista as idéias aqui apresentadas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Vahan Agopyan
  • João Fernando Gomes de Oliveira
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

AGOPYAN, V.; OLIVEIRA, J. F. G. de. Mestrado profissional em Engenharia: uma oportunidade para incrementar a inovação colaborativa entre universidades e os setores de produção no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.80. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/80. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

engenharia. mestrado profissional. inovação. integração universidade-empresa. Engineering, professional master’s degree, innovation, university-industry interaction.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)