A relação entre produção científica e avaliação da Capes: um estudo cientométrico de um programa das Engenharias II e de um programa interdisciplinar

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Visto que atualmente existe transparência de informações dos programas de pós-graduação derivada da Plataforma Sucupira e da Plataforma Lattes, surge como questão de pesquisa a possibilidade de viabilização de ferramenta que gere e analise indicadores de produção dos programas de pós-graduação brasileiros. Assim, este estudo tem como objetivo analisar, por meio dos currículos Lattes, dois programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), ambos da Universidade Federal de São Carlos. Para esta análise, foi utilizada a abordagem metodológica de estudo de casos múltiplos, e para a extração das informações contidas nos currículos Lattes dos pesquisadores desses programas, um script disponível no repositório BitBucket.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Isadora Trombeta Fagá Universidade Federal de São Carlos
  • Luc Marie Quoniam Universidade Federal de São Carlos
Biografia
Isadora Trombeta Fagá, Universidade Federal de São Carlos
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Luc Marie Quoniam, Universidade Federal de São Carlos
Doutorado em Ciência da Informação
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

FAGÁ, I. T.; QUONIAM, L. M. A relação entre produção científica e avaliação da Capes: um estudo cientométrico de um programa das Engenharias II e de um programa interdisciplinar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, n. 29, 6 jun. 2016.

Seção

Estudos

Publicado:

Jun 6, 2016
Palavras-chave:

Produção Científica. Avaliação da Capes. Estudo de Casos Múltiplos

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.