DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA FORMATIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO

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Resumo

No presente trabalho, são apresentados os resultados de um estudo desenvolvido na disciplina ‘Oficina de Apoio Didático’, oferecida desde 2016 em um programa de pós-graduação stricto sensu da grande área Ciências da Saúde. A disciplina tem por objetivos: (1) estimular os estudantes a discutir e construir princípios, critérios e estratégias de ensino e de aprendizagem; (2) refletir sobre a formação humanista do estudante universitário; (3) planejar, construir e aplicar recursos didáticos em situações de ensino. Nosso objetivo de pesquisa foi investigar os processos formativos da docência do ensino superior, analisando três momentos da disciplina: (1) construção das memórias escolares e reflexões sobre ‘o professor inesquecível’, (2) formação humanista do professor em prol do desenvolvimento humano: debates contemporâneos e (3) ‘pondo a mão na massa’: construção colaborativa e aplicação de ferramentas inovadoras em disciplinas da graduação. Consideramos como dados da pesquisa: narrativas de aula dos formadores, produção de memórias escolares dos estudantes, registros orais audiogravados dos estudantes durante os debates e discussões em aulas, carta ao ‘professor inesquecível’, videogravação da socialização de aulas e apresentações. Os resultados indicam que foi possível construir caminhos para pensar uma formação do futuro professor do ensino superior na perspectiva da produção de conhecimentos compartilhados sobre a docência. Os formadores e futuros professores aprenderam durante todo o processo, sobretudo como é possível repensar práticas inovadoras de ensino na graduação em um ambiente problematizador, mesmo em disciplinas com altos índices de reprovação.

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Autores
  • Adriana Souza Adriana Souza a:1:{s:5:"pt_BR";s:191:"UNICAMP/Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo (PPG-CNEM) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp, Limeira, SP, Brasil";}
  • Luciano Allegretti Mercadante
  • Regina Célia Grando
Biografia
Referências

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Como Citar

ADRIANA SOUZA, A. S.; ALLEGRETTI MERCADANTE, L. .; CÉLIA GRANDO, R. DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO EM UMA DISCIPLINA FORMATIVA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–17, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1695. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1695. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Teacher training. Teaching strategies. Graduate. Formación docente. Estrategias de enseñanza. Posgraduación. Formação de professores. Estratégias de ensino. Pós-graduação