CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

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Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) insere-se dentro de uma política nacional de formação de professores e, traz dentre seus objetivos incentivar e elevar a qualidade da formação de professores para a educação básica. Esta pesquisa buscou discutir a formação de professores, em particular no tocante a constituição de identidades docentes, em articulação com as contribuições do PIBID. Participaram da pesquisa quatro egressos de cursos de licenciaturas na área de Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro que haviam participado na formação inicial como bolsistas do PIBID. A metodologia é de natureza qualitativa, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com os participantes. A análise dos dados foi realizada a partir dos constructos teóricos da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, destaca-se que a participação no PIBID permitiu aos professores um olhar mais crítico sobre o contexto escolar, favorecendo reflexões sobre suas práxis docente. Também foi possível compreender, sob a ótica dos professores, as influências fomentadas pela participação no PIBID na construção de suas identidades docente.

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Autores
Biografia
Cleiton da Silva Pinheiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), professor da Educação Básica na rede estadual de educação de Minas Gerais, Brasil.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil. Doutor em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP). Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC).

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Como Citar

PINHEIRO, C. da S.; COLOMBO JUNIOR, P. D. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–27, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1719. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1719. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Formação de Professores. Identidade Docente. Ciência da Natureza.