A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE A ACADEMIA E A SOCIEDADE

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A popularização do conhecimento, de acordo com o portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq é uma ação que divulga os resultados científicos e tecnológicos das pesquisas para além da academia, alcançando a sociedade por meio da disseminação de informações para um público amplo, com linguagem apropriada e direcionada para esse fim. Ao olhar para essa prática no âmbito das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), observa-se que este pode ser um caminho para a interlocução entre a academia e a sociedade, tendo em vista que a busca dessa aproximação tem sido um fato presente no planejamento institucional das ICES. Com isso, para observar a popularização do conhecimento e dos resultados das pesquisas científicas numa universidade comunitária, o percurso metodológico considerou as respostas apresentadas por pesquisadores para um questionário estruturado sobre o tema. Os dados foram explorados com base na análise textual discursiva, seguindo os preceitos de Bacellar (2005) e de Moraes e Galiazzi (2011). Ademais, foram estabelecidas pelos autores do artigo as categorias para interpretação do questionário, identificadas como: domínio do conceito sobre popularização do conhecimento; o interesse pelo tema; as práticas de popularização do conhecimento; os desafios existentes e o entendimento sobre os resultados que essa ação pode proporcionar. Essas categorias são colocadas em relação a três dimensões de análise para instituições de educação superior, propostas por McCowan (2018): valor, função e interação.  A partir dessas interfaces, é proposto o Sistema para a Popularização do Conhecimento Científico das Universidades para a Sociedade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marcia Speguen de Quadros Piccoli a:1:{s:5:"pt_BR";s:29:"Universidade de Caxias do Sul";}
  • Mateus Panizzon Universidade de Caxias do Sul
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SPEGUEN DE QUADROS PICCOLI, M.; PANIZZON, M. A POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE A ACADEMIA E A SOCIEDADE. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–22, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1735. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1735. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Popularization of knowledge. Scientific research. Higher Education Institution. Popularización del conocimiento. Investigación científica. Institución de Enseñanza Superior. Popularização do conhecimento. Pesquisa científica. Instituição de Ensino Superior.