Avaliação do processo de seleção dos projetos aprovados no programa Capes/Cofecub (2004-2009): uma abordagem cienciométrica

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo descritivo, do tipo cienciométrico, objetiva avaliar o processo de seleção dos projetos conjuntos de pesquisa apoiados pelo programa Capes/Cofecub, a partir da produção científica das ins­tituições francesas envolvidas, indexada à base de dados Scopus. Para esta análise, foram considerados os projetos aprovados entre 2004 e 2009. A avaliação foi feita tendo por base a produção científica da área do conhecimento do projeto correspondente na França e na instituição de destino. Os resultados mostraram que, de forma geral, o processo vem sendo bem avaliado, porém, em um número considerável de pro­jetos das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, isso não foi verificado.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Camila Saeko Kobayashi de Pinho
  • Cristina Haeffner
  • Lívia Rejane Miguel Amaral
  • Sérgio Oswaldo de Carvalho Avellar
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PINHO, C. S. K. de; HAEFFNER, C.; AMARAL, L. R. M.; AVELLAR, S. O. de C. Avaliação do processo de seleção dos projetos aprovados no programa Capes/Cofecub (2004-2009): uma abordagem cienciométrica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 12, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.184. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/184. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Cofecub. Cienciometria. Acordo de Cooperação Internacional. Cofecub. Scientometric. International Cooperation Agreement