A produção acadêmica suscita adoecimento? Revisão sistemática integrativa sobre a saúde discente na Pós-Graduação stricto sensu

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Resumo

A pesquisa teve como objetivo conhecer e analisar os estudos científicos que discorrem sobre a saúde e o adoecimento de mestrandos e doutorandos. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a revisão sistemática integrativa de literatura, com abordagem quanti-qualitativa. Obteve-se como resultado que os pós-graduandos são acometidos principalmente por estresse, ansiedade e depressão. Os sintomas predominantes são de ordem psicológica: mal-estar psicológico, angústia, preocupação intensa, tensão, e distúrbios relacionados ao sono. Nesse contexto, foram relatados como principais fatores contributivos para o adoecimento discente: exigência de grande dedicação à atividade de pesquisa, publicações, relação com o orientador ou orientação, dificuldades com o tema escolhido ou na condução da pesquisa, múltiplas tarefas simultâneas, os fatores tempo, horas e prazos, recursos financeiros, desempenho, e as dúvidas quanto à inserção profissional. Por fim, pode-se concluir com base na literatura estudada, que a pós-graduação, nos moldes atuais, pode resultar em adoecimento discente. Por isso, é necessário fornecer atendimento, principalmente psicológico especializado aos estudantes no âmbito das universidades e programas de pós-graduação, além de promover o debate sobre o assunto no ambiente acadêmico.

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Autores
  • Maria Tatiana Peixoto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)
  • Themis Cristina Mesquita Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)
  • Sara Taciana Firmino Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)
Biografia
Maria Tatiana Peixoto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)

Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Auditoria e Controladoria Financeira - Faculdade Única de Ipatinga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Técnica administrativa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF/UERN).

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)

Possui Graduação em Educação Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora do Curso de Educação Física, e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Sara Taciana Firmino Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES)

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, mestre em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem, pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará; Professora do Curso de graduação em Enfermagem, e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Como Citar

PEIXOTO, M. T.; MESQUITA SOARES, T. C. .; FIRMINO BEZERRA, S. T. . A produção acadêmica suscita adoecimento? Revisão sistemática integrativa sobre a saúde discente na Pós-Graduação stricto sensu. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1–17, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v18i39.1840. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1840. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

dez. 19, 2022
Palavras-chave:

Illness, Graduate students, Revision, Health, Psychological suffering Enfermedad, Estudiantes de posgrado, Revisión, Salud, Sufrimiento psicológico Adoecimento, Pós-graduandos, Revisão, Saúde, Sofrimento psicológico

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