Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos)

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O texto tem o objetivo de expor e refletir uma experiênciade trabalho colaborativo entre duas universidades brasileiras, aUniversidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade do Vale do Riodos Sinos (Unisinos), por meio de seus programas de pós-graduaçãoem Educação. O trabalho aqui analisado foi desenvolvido por meio doProjeto Casadinhos: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal deNível Superior (Capes)/Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado doRio Grande do Sul (Fapergs), na perspectiva de viabilizar uma relaçãomais sistemática e orgânica entre um programa consolidado (Unisinos)e um programa em consolidação (UFPel). Além de retomar o projeto eapontar para breve análise das atividades e da produção que resultaramdo projeto, os autores intentam refletir a pós-graduação stricto sensue sua relação com a natureza do trabalho da universidade. O textosugere que há motivos que justificam a dedicação de significativonúmero de docentes à pós-graduação, buscando, solidariamente, pôra serviço da sociedade o que resulta de tal investimento. O destaque,portanto, é para a inserção social dos programas de pós-graduaçãoe, por consequência, a relação com a pesquisa e a produção doconhecimento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gomercindo Ghiggi
  • Danilo R. Streck
Biografia
Gomercindo Ghiggi
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GHIGGI, G.; STRECK, D. R. Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos). Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 22, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.465. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/465. Acesso em: 28 mar. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

abr. 1, 2014
Palavras-chave:

Projeto Casadinhos. Pós-Graduação, Educação e Solidariedade. Pesquisa em Educação. Pós-Graduação e Compromisso Social. Casadinhos Project. Graduate Studies, Education and Solidarity. Research in Education. Graduate Studies and Social Commitment.