A contribuição da Fundação Oswaldo Cruz para o ensino de pós-graduação na Amazônia Legal: experiências nos estados de Amazonas e Rondônia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Amazônia Legal (AL) possui evidente iniquidade social expressa em diversos aspectos, inclusive na qualificação de recursos humanos e na produção de CT&I. Do ponto de vista do ensino de pós-graduação, enquanto o Sudeste oferece 46,6% dos programas stricto sensu no Brasil, apenas 5,27% situam-se na Região Norte. A AL é caracterizada por umverdadeiro mosaico étnico, cultural e por ser o mais importante bioma do planeta. Sua mega diversidade deve ser considerada para as proposições de políticas públicas e programas formulados para a redução das iniquidades locais. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento, a valorização regional e a redução das assimetrias em CT&I, a Fundação Oswaldo Cruz, em colaboração com instituições amazônicas, oferece cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, ampliando, assim, a rede de formação de docentes, pesquisadores e técnicos para a região. O presente artigo busca relatar e discutir tais experiências, particularmente nos estados do Amazonas e de Rondônia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Carla Freire Celedônio Fernandes
  • Júlio Cesar Schweickardt
  • Rodrigo Guerino Stabeli
  • Milton Ozório Moraes
  • Maria Cristina Rodrigues Guilam
  • Nísia Verônica Trindade Lima
Biografia
Carla Freire Celedônio Fernandes
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CELEDÔNIO FERNANDES, C. F.; SCHWEICKARDT, J. C.; STABELI, R. G.; MORAES, M. O.; GUILAM, M. C. R.; TRINDADE LIMA, N. V. A contribuição da Fundação Oswaldo Cruz para o ensino de pós-graduação na Amazônia Legal: experiências nos estados de Amazonas e Rondônia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 23, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.532. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/532. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jul. 24, 2014