O ensino de tecnologia de reatores nucleares em um programa de pós-graduação de Engenharia Multidisciplinar

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo descreve as atividades desenvolvidas e as inovações efetivadas na linha de pesquisa em reatores nucleares em um programa de pós-graduação multidisciplinar, o programa de pós-graduação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN), em Belo Horizonte. O curso possui mestrado e doutorado (stricto sensu) e abrange as áreas de ciência e engenharia de materiais, física e química da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares. Os cursos inerentes ao programa são ministrados em um centro de pesquisa de tradição nuclear que, apesar de possuir um reator nuclear em suas instalações, não tinha uma área de pesquisa em tecnologia de reatores. Com a possível retomada das atividades em Engenharia Nuclear no Brasil, criou-se uma nova área de concentração em tecnologia de reatores nucleares. Assim, os alunos do programa, que majoritariamente não são especialistas em energia nuclear, poderão ter noções sobre essa área, permitindo-lhes orientarem-se na terminologia relacionada com a energia nuclear e as possíveis aplicações, no âmbito de suas formações.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Amir Zacarias Mesquita Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Fernando Soares Lameiras Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
  • Maximiliano Delany Martins Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
Biografia
Amir Zacarias Mesquita, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
Doutor em Engenharia Química - Universidade Estadual de Campinas (2005), mestre em Ciências Técnicas e Nucleares - Universidade Federal de Minas Gerais (1981), graduado em Engenharia Elétrica - Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Pesquisador Titular III do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN). Docente Permanente e Membro Titular do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN, a partir de 2013. Disciplinas: Tecnologia de Reatores Nucleares, Neutrônica e Termohidráulica de Reatores e História da Ciência-Tecnologia Nuclear. Dedica-se à pesquisa em engenharia nuclear com ênfase em termohidráulica e neutrônica experimental de reator nuclear de pesquisa. É autor de mais de duas centenas de artigos técnicos publicados em revistas internacionais e anais. Sua pesquisa tem-se destacado em estudos e experimentos sobre alternativas de monitoramento da energia liberada pelas fissões nucleares, objetivando a segurança e confiabilidade na operação dos reatores. Indicado duas vezes pelo "Eni Scientific Secretariat" para o "The Eni Award" (2011 e 2012, Azienda Generale Italiana Petroli AGIP"), categoria: "Protection of the Environment Prize". Perito da Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA (Colômbia e Marrocos) e do "National Centre of Science and Technology Evaluation (Ministry of Education and Science of Kazakhstan) . Consultor do "Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo - CYTED", do Conselho de Ensino da CNEN, da FAPEMIG e do CNPq. Coordenador de projetos de pesquisa no CDTN/CNEN, FAPEMIG e CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq "Tecnologia de Reatores Nucleares". Colaborador de projetos na UFMG, UNICAMP, FINEP, CAPES e INCT/CNPq. Membro da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN) e da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM). Instrutor de curso para treinamento de operadores de reatores nucleares e Operador Sênior de reator. Autor do livro: Digital Control System Simulation for Nuclear Reactor Neutronic Parameters - Nova Science Publishers Inc. NY (2012). Editor dos livros: Current Research in Nuclear Reactor Technology in Brazil and Worldwide (2013) e Nuclear Reactors (2012) - InTech Publisher (Croácia). Membro do Corpo Editorial de várias revistas, tais como: Energy and Environment Research (Canadian Center of Science and Education) , International Journal of Energy Engineering (USA) e Journal on Nuclear Energy Management and Safety (UK)
Fernando Soares Lameiras, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
Possui graduação (bacharelado) em Física pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (1976), Especialização em Tecnologia Nuclear (UFMG/NUCLEBRÁS, 1978), mestrado em Ciências e Técnicas Nucleares (UFMG, 1982) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG, 1991). É pesquisador do CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, da CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, desde 1977. É docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais do CDTN (mestrado e doutorado) e da REDEMAT - Rede Temática em Engenharia de Materiais, do convênio entre a UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, a UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais e o CETEC - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (mestrado e doutorado). Atua na área de engenharia de materiais (combustível nuclear, materiais cerâmicos, beneficiamento de gemas e utilização de resíduos de mineração)
Maximiliano Delany Martins, Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN)
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Física (1995) e doutorado em Física pela UFMG (2001) e pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha, 2011/12). Desde 1995 trabalha como pesquisador no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, em Belo Horizonte/MG, um dos institutos de pesquisa da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Bolsista do Programa Pesquisador Mineiro 2007/2009 e 2009/2011 da FAPEMIG e produtividade em pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada e Ciência dos Materiais com ênfase em Superfícies e Interfaces, Filmes Finos e Recobrimentos, Magnetismo e Materiais Magnéticos Nanoestruturados (filmes ultrafinos e multicamadas). Atua principalmente nos seguintes temas: tratamento de superfície aplicado a titânio, magnetismo de sistemas nanoestruturados e microscopia de varredura por sonda (AFM/MFM e STM).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MESQUITA, A. Z.; LAMEIRAS, F. S.; MARTINS, M. D. O ensino de tecnologia de reatores nucleares em um programa de pós-graduação de Engenharia Multidisciplinar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.866. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/866. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Reactor Nuclear. Posgrado. Educación. Termo-Hidráulica. Neutrónica. Ingeniería Nuclear. Reator Nuclear. Pós-Graduação. Ensino. Termo-Hidráulica. Neutrônica. Engenharia Nuclear. Nuclear Reactor. Graduate. Education. Thermal-Hydraulic. Neutronic. Nuclear Engineering.