A formação acadêmica e a produção do conhecimento científico do fisioterapeuta pesquisador amazônida

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo correlaciona os dados de formação de 66 fisioterapeutas pesquisadores amazônidas e suas produções bibliográficas. Os dados mostram que apenas 24,2% são doutores, 50% realizaram a pós-graduação na região amazônica e 13% fizeram pós-graduação na área de Fisioterapia, todos estes fora da região amazônica. Constatou-se que a produção científica está concentrada em revistas Qualis B. Entende-se que o caminho para que o fisioterapeuta da região produza conhecimentos voltados à área de Fisioterapia e também relacionados à realidade local é o fortalecimento dos programas de iniciação científica e a união de competências entre instituições, com o intuito de implementar programas de pós-graduação stricto sensu em Fisioterapia na região amazônica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Gianne de La-Rocque Barros Warken Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Universidade do Estado do Pará
  • Jofre Jacob da Silva Freitas Universidade do Estado do Pará
  • Robson José de Souza Domingues Universidade do Estado do Pará
  • Katia Simone Kietzer Universidade do Estado do Pará
Biografia
Gianne de La-Rocque Barros Warken, Fundação Hospital das Clínicas Gaspar Viana, Universidade do Estado do Pará
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino em Saúde na Amazônia da UEPA
Jofre Jacob da Silva Freitas, Universidade do Estado do Pará
professor doutor, Titular em histologia, pesquisador-orientador do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazònia.
Robson José de Souza Domingues, Universidade do Estado do Pará
Professor doutor Titular em Morfologia, pesquisador-orientador do Programa de Mestrado Profissional Ensino em Saúde na Amazònia da UEPA.
Katia Simone Kietzer, Universidade do Estado do Pará
Doutora em morfologia, pesquisadora e orientadora no Programa de Mestrado profissional Ensino em Saúde na Amazônia da UEPA
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

WARKEN, G. de L.-R. B.; FREITAS, J. J. da S.; DOMINGUES, R. J. de S.; KIETZER, K. S. A formação acadêmica e a produção do conhecimento científico do fisioterapeuta pesquisador amazônida. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.867. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/867. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Physical Therapy. Graduate Study. Education. Health Education. Fisioterapia. Educación Superior. Educación. Educación para la Salud. Fisioterapia. Pós-Graduação. Ensino. Educação em Saúde.