Internacionalização da produção científica brasileira: políticas, estratégias e medidas de avaliação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A internacionalização da produção científica tem reflexos significativos na ciência contemporânea e na inserção internacional dos países em desenvolvimento. Apesar dos esforços empreendidos pelo Brasil nas últimas décadas, a produção científica nacional ainda enfrenta entraves em relação ao alcance e ao impacto internacional das publicações. Este artigo aborda as políticas e as estratégias voltadas à internacionalização da produção científica brasileira e apresenta algumas medidas de avaliação. A internacionalização da produção é discutida com base nos aspectos difusão, colaboração e impacto internacional, com vistas a refletir sobre as possibilidades de ampliar a projeção da ciência brasileira no meio científico internacional.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Dirce Maria Santin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Samile Andrea de Souza Vanz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ida Regina Chittó Stumpf Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Dirce Maria Santin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutoranda e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Ciência da Informação pela Universidade da Região da Campanha e bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Atua como bibliotecária do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS e docente do curso de Biblioteconomia da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: produção e comunicação científica, cientometria, internacionalização da ciência, fontes de informação, educação de usuários e bibliotecas universitárias.
Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004 e 2009), com estágio sanduíche na Dalian University of Technology. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Informação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e editora da revista Em Questão. Tem experiência nas áreas de Gestão de Ambientes em Unidades de Informação e Comunicação Cientifica, com ênfase na produção de indicadores científicos, bibliometria, colaboração cientifica, análise de citação e co-citação.
Ida Regina Chittó Stumpf, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Ida Regina Chitto Stumpf é professora titular aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Formada em Biblioteconomia e Mestre em Educação pela mesma Universidade, concluiu o doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, em 1994, e realizou estágio sanduiche, em 1991, na Loughborough University of Technology, Inglaterra. Em 2011 realizou estágio pós-doutoral sênior na Universidad Carlos III de Madrid. Atuou como docente no curso de graduação em Biblioteconomia, de 1974 a 2014, e no Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Informação, de 1996 a 2014. Atualmente é Docente Colaboradora Convidada do PPGCOM/UFRGS. Foi coordenadora adjunta da área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES, de 2008 a março de 2011 e foi pesquisadora do CNPq, nível 1 C até 2014. Orientou alunos de graduação, mestrado e doutorado. Entre 2007 e 2008 coordenou o GT7 - Produção e Comunicação de Informação em CT&I, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB. Desenvolve pesquisa em temáticas voltadas à Comunicação Científica, Produção Científica, Bibliometria, Cientometria, Estudos de Usuários e Ciência da Informação.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SANTIN, D. M.; VANZ, S. A. de S.; STUMPF, I. R. C. Internacionalização da produção científica brasileira: políticas, estratégias e medidas de avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 30, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.923. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/923. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 22, 2016
Palavras-chave:

Scientific Output. Internationalization. Diffusion. International Collaboration. International impact. Produção científica. Internacionalização. Difusão. Colaboração internacional. Impacto internacional. Producción Científica. Internacionalización. Difusión. Colaboración Internacional. Impacto Internacional.