Abordagens interdisciplinares e interpretações sobre desenvolvimento e mundo rural em um programa de pós-graduação em Ciências Sociais

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A proposta deste estudo insere-se no debate sobre a interdisciplinaridade na pesquisa e na pós-graduação, ao definir como objetivo a análise de abordagens e interpretações sobre “desenvolvimento” e “mundo rural” como conceitos e como prática nas Ciências Sociais, a partir de um estudo de caso. Para tanto, os autores tomarão como base a produção científica interdisciplinar – teses e dissertações, do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ, voltada para as questões do mundo rural brasileiro. A análise da construção do campo das Ciências Sociais no Brasil é significativa para o entendimento das escolhas e posturas teórico-metodológicas interdisciplinares de muitos programas de pós-graduação, para a elucidação de suas pesquisas e para formulações e interpretações de processos sociais. Como resultado, dentro de um amplo universo de trabalhos acadêmicos, são apresentados exemplos de estudos reconhecidos como interdisciplinares em suas abordagens sobre desenvolvimento e mundo rural.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Susana Cesco Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA
  • Eli Napoleão de Lima Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
  • Roberto José Moreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ
Biografia
Susana Cesco, Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

Doutora em História Social pela UFRJ;

Professora na Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA

Eli Napoleão de Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Professora no CPDA/UFRRJ

Roberto José Moreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ

Doutorado em Economia. Cornell University, CORNELL, Estados Unidos.

Professor no CPDA/UFRRJ

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CESCO, S.; LIMA, E. N. de; MOREIRA, R. J. Abordagens interdisciplinares e interpretações sobre desenvolvimento e mundo rural em um programa de pós-graduação em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 30, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.929. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/929. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 22, 2016
Palavras-chave:

Social Sciences. Interdisciplinarity. Development. Rural World. Ciências Sociais. Interdisciplinaridade. Desenvolvimento. Mundo Rural. Ciencias Sociales. Interdisciplinariedad. Desarrollo. Mundo Rural.