FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO NAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS DO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NO BIÊNIO 2017 E 2018

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Resumo

As tecnologias da informação possibilitam novas formas para a disseminação do conhecimento e, aos poucos, as barreiras espaciais deixam de ser um empecilho para a democratização do ensino. A Universidade Federal do Paraná institucionalizou uma modalidade de ensino hibrida, presencial e remota, direcionada para a pós-graduação Stricto Sensu. Neste contexto, o objetivo do artigo é identificar fatores que possam estar associados ao desempenho discente neste modelo educacional. Por meio de um protocolo de análise com caráter quantitativo o estudo examina o desempenho considerando as variáveis disciplina cursada, modalidade, sexo, idade, status, nota e frequência. Os resultados evidenciaram melhor desempenho dos estudantes na disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês e maior dificuldade com Estatística. Na dualidade entre discentes considerando a modalidade, estudantes que cursaram presencialmente as disciplinas demonstraram nota e frequência superior do que os alunos não presenciais.

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Autores
  • Lucas José de Souza
  • Felipe Correa Fiori
  • Egon Walter Wildauer
Biografia
Referências

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Como Citar

DE SOUZA, L. J.; CORREA FIORI, F.; WALTER WILDAUER, E. FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ACADÊMICO NAS DISCIPLINAS TRANSVERSAIS DO STRICTO SENSU DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ NO BIÊNIO 2017 E 2018. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–22, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1634. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1634. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 2, 2020
Palavras-chave:

Performance Standars, Teaching Modality, Strict Sensu Estándares de desempeño, Modalidad de Enseño, Stricto Sensu Padrões de desempenho, Modalidade de ensino, Stricto Sensu