LETRAMENTO INFORMACIONAL E MÍDIAS SOCIAIS UMA EXPERIÊNCIA COM IDOSOS PARA A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS

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Resumo

Os idosos são considerados imigrantes digitais pois tiveram de aprender a lidar com as tecnologias digitais durante o seu surgimento e por isso são mais vulneráveis frente as fake news. Este artigo trata-se de um relato de experiência realizado com um grupo focal de idosos sobre a criação e realização de um Curso de Extensão de capacitação midiática e informacional que tem como objetivo desenvolver as competências informacionais dos sujeitos afim de evitar a propagação de fake news. Os oito sujeitos participantes possuem a média de idade de 74 anos e previamente já utilizavam ferramentas como Whatsapp e Facebook. Ao finalizar o Curso pode-se constatar melhora na relação informacional, na aplicação das estratégias de busca e nas fontes de informação utilizadas pelo público.

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Autores
  • Bruno Fortes Luce IFRS
  • Lizandra Brasil Estabel a:1:{s:5:"pt_BR";s:4:"IFRS";}
Biografia
Bruno Fortes Luce, IFRS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (MPIE/IFRS), Porto Alegre, RS, Brasil. E-mail: brunofluce@gmail.com.

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Como Citar

FORTES LUCE, B.; BRASIL ESTABEL, L. LETRAMENTO INFORMACIONAL E MÍDIAS SOCIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM IDOSOS PARA A COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NA IDENTIFICAÇÃO DE FAKE NEWS. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 1–14, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1661. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1661. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jun. 24, 2020
Palavras-chave:

Information Literacy, Elderly, Fake News, Misinformation Alfabetización Informacional, Anciano, Fake News, Desinformación Letramento Informacional, Idosos, Fake News, Desinformação