RESULTADOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA estudo quantitativo das intervenções da UNIMONTES no Norte de Minas Gerais

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Extensão Universitária representa pilar universitário de conexão e relacionamento com a sociedade, proporcionando aprendizado mútuo, pesquisas científicas e de comunicação com a sociedade para devolver resultados e desenvolver relações que buscam compreender e colaborar com os desafios dos mais diversos. O presente estudo teve como objetivo central a investigação de relatórios de Extensão em uma universidade pública no norte de Minas Gerais, a fim de contabilizar e divulgar indicadores que possam elucidar essa atuação e participação universitária no seu entorno social. A metodologia foi quantitativa, levantando informações de um quadriênio (2014-2017) de ações sobre participação docente e discente, número de ações de Extensão, número de atendimentos, áreas temáticas das ações e produção acadêmica. Os resultados obtidos mostraram que a Universidade atua em diversos municípios e com ações que geraram anualmente cerca de 600 mil atendimentos, destacando-se em ações que apoiam as escolas de ensino básico. Dentre as áreas temáticas, notou-se maior participação das áreas da saúde (≈40%), educação (≈20%) e cultura (≈15%)  A observação global dos resultados discriminados no texto é uma universidade que busca se relacionar com a sociedade, muitas vezes assistencialista, porém com alto número de eventos, cursos e produção acadêmica. Também sugere que há espaço para ampliar a atuação docente e discente, pois menos de 50% se envolveram em Extensão. A Extensão é fonte para reconhecimento do papel da universidade para a sociedade quando atuante e capaz de modificar positivamente os seus atores.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Marco Tullio Brazao-Silva a:1:{s:5:"pt_BR";s:9:"Unimontes";}
  • Romilda Sérgia Oliveira Unimontes
  • Lenir de Abreu Júnior Unimontes
  • Jussara Maria de Carvalho Guimarães Unimontes
Biografia
Romilda Sérgia Oliveira, Unimontes

Psicóloga, Mestra em Psicologia, Professora no Departamento de Políticas e Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil; E-mail: romilda.oliveira@unimontes.br

Lenir de Abreu Júnior, Unimontes

Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia Mecânica, Professor do Departamento de Ciências da Computação da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil

Jussara Maria de Carvalho Guimarães, Unimontes

Pedagoga, Doutora em Geografia, Professora do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Montes Claros, MG, Brasil

Referências

BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. 40 ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
FARIA, Doris Santos de (Org). Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília. Editora UNB. 2001.
FARIA, Doris Santos. Construção Conceitual da Extensão Universitária: uma conclusão DES-autorizada. In: FARIA, Doris Santos. (org) Construção Conceitual da Extensão Universitária na América Latina. Brasília: Universidade de Brasília, 2001, p177-185.
FORPROEX. Avaliação Nacional da Extensão Universitária. V.3. Brasília: MEC/SESu, 2001.
FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. Disponível em: < http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf> . Acesso em: 2201 de Ago.abril 20182020.
NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel (Org). Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permantente de Avaliação da Extensão. Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE, PROEX/UFMG, 2013. Disponível em:< https://www.ufmg.br/proex/renex/images/avalia%C3%A7%C3%A3o_da_extens%C3%A3o-_livro_8.pdf>. Acesso em: 22 abril 2020.
OLIVEIRA, Juliana. “Você sabe o que é extensão universitária? Disponível em:< https://proext.ufba.br/sites/proext.ufba.br/files/pesquisa_sobre_extensao_resultados.pdf>. Acesso em: 22 abril 2020.
SANTOS, Boaventura Souza. A Universidade no século XXI. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. A Extensão Universitária no enfrentamento ao Coronavírus, 2020. Disponível em:< http://egresso.ufes.br/conteudo/extensao-universitaria-no-enfrentamento-ao-coronavirus>. Acesso em: 22 abril 2020.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRAZAO-SILVA, M. T.; OLIVEIRA, R. S.; DE ABREU JÚNIOR, L.; GUIMARÃES, J. M. de C. RESULTADOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: estudo quantitativo das intervenções da UNIMONTES no Norte de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–29, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1671. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1671. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 2, 2020
Palavras-chave:

Extensão universitária;, estudo quantitativo;, indicadores de Extensão