PERFIL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Prática incomum nas universidades, conhecer sua produção científica pode ser útil para o estabelecimento de estratégias de desenvolvimento institucional e nacional. Assim, buscou-se traçar o perfil da pesquisa e produção científica do corpo docente de uma instituição frequentemente citada nacional e internacionalmente por sua qualidade acadêmica, reconhecida, em 2017, como a 12ª mais produtiva em todo o País, mas que no entanto apresentou baixos índices quanto a parâmetros qualitativos desta produção. Verificou-se acentuada concentração desta produção científica em periódicos bem classificados na base Qualis, entretanto como de baixo fator de impacto, sendo esta devida a um número muito reduzido de docentes, em um universo no qual quantidade significativa nunca foi citada por seus pares ou sequer logrou a divulgação de algum produto científico em veículo indexado em bases internacionais. São apresentadas diferentes variáveis desta produção científica e sistemas internos para avaliação e progressão funcional nesta instituição. Apresenta-se como a utilização inadequada de uma ferramenta para avaliação de programas de pós-graduação negativamente interferiu na qualidade de toda a produção científica e gestão da instituição, bem como sobre a formação dos futuros mestres e doutores. Concluindo pela adequação de avaliações desta natureza em outras instituições federais de ensino superior no Brasil, são apresentadas para reflexão medidas que poderiam ser implementadas com o intuito de incrementar a qualidade científica desta produção científica, bem como racionalizar a utilização dos recursos públicos a estas instituições destinados, baseado em um processo intrínseco e contínuo de gestão do conhecimento científico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Cláudio Mafra
Biografia
Referências

Abramo, G., Ciriaco, T. C., D’Angelo, A. Should the research performance of scientists be distinguished by gender? Journal of Informetrics, v. 9, n.1, p. 25-38. 2015.
Barata, R. B. Dez coisas que você deveria saber sobre o Qualis. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n. 30. 2016.
Barata, R. B. Necessary changes in the evaluation of graduate programs in Brazil. Interface, v. 23. 2019.
Chou, O. N. A comparison study of impact factor in Web of Science and Scopus databases for engineering education and educational technology journals. Issues in Informing Science and Information Technology, v. 9, p. 187-194. 2012.
CouraI, J. R., Willcox, L. C. B. Impact factor, scientific production and quality of Brazilian medical journals. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 98, n. 3, p. 293-297. 2003.
Diniz-Filho, J. A. F., Fioravanti, M. C. S., Bini, L. M., Rangel, T. F. Drivers of academic performance in a Brazilian university under a government-restructuring program. Journal of Informetrics, v. 14, n. 3. 2016.
Freitas, M. H. A. Avaliação da produção científica: considerações sobre alguns critérios. Psicologia Escolar e Educacional, v. 2, n. 3. 1998.
Galembeck, F. Sem avaliações, sem progresso. Ciência e Cultura, v. 42, n. 9, p. 627-628. 1990.
Gènova, G., Astudillo, H. & Fraga, A. The scientometric bubble considered harmful. Science and Engineering Ethics, v. 22, p. 227-235. 2016.
Gómez-Sancho, J. M. & Mancebón-Torrubia, M. J. The evaluation of scientific production: Towards a neutral impact factor. Scientometrics, v. 81, p. 435. 2009.
Joshi, A. Comparison between Scopus and ISI Web of Science. Journal Global Values, v. 8, n. 1, p. 1-11. 2016.
Kamdem, J. P., Roos, D. H., Sanmi, A. A., Calabró, L., Abolaji, A. O., Oliveira, C. S., Barros, L. M., Duarte, A. E., Barbosa, N. V., Souza, D. O., Rocha, J. B. T. Productivity of CNPq researchers from different fields in biomedical sciences: The need for objective bibliometric parameters — A report from Brazil. Science and Engineering Ethics, v. 25, p. 1037-1055. 2019.
Martelli, D. R., Oliveira, M. C. L., Pinheiro, S. V., Santos, M. L., Dias, V., Silva, A. C. S., Martelli-Júnior, H., Oliveira, E. A. Profile and scientific output of researchers recipients of CNPq productivity grant in the field of medicine. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 65, n. 5, p. 682-690. 2019.
Moschkovich, M., Almeida, A. M. F. Desigualdades de gênero na carreira acadêmica no Brasil. Dados, v. 58, n. 3, p. 749-789. 2015.
Moss-Racusin, C.A., Dovidio, J.F., Brescoll, V.L., Graham, M.J., Handelsman, J. Science faculty's subtle gender biases favor male students. Proceedings of the National Academy of Sciences,v. 109, n. 41, p. 16474-16479. 2012.
Orsi, C. Europa debate modelos de gestão universitária. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 5, p. 12-17. 2012.
Perlin, M. S., Santos, A. A. P., Imasato, T., Borenstein, D., Da Silva, S. The Brazilian scientific output published in journals: A study based on a large CV database. Journal of Informetrics, v. 11, n. 1, p. 18-31. 2017.
Picinin, C. T., Pilatti, L. A., Kovaleski, J. L., Graeml, A. R., Pedroso, B. Comparison of performance of researchers recipients of CNPq productivity grants in the field of Brazilian production engineering. Scientometrics, v. 109, p. 855-870. 2016.
Pontes, P. Brazilian scientific production vs. innovation and technology. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 81, n. 4, p. 343-344. 2015.
Rays, O. A. Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade. Revista Cadernos de Educação Especial, v. 21, p. 71-85. 2003.
Rowe, D. E. O., Bastos, A. V. B. Links between career and academic performance: comparing teachers at private and public higher education establishements in Brazil. Revista de Administração Contemporânea, v. 14, n. 6, p. 1011-1030. 2010.
Santos, L R., Rabelo, D. M. R. S. Produção científica: Avaliação, ferramentas e indicadores de qualidade. Ponto de Acesso, v. 11, n. 2, p. 3-33. 2017.
Silaghi-Dumitrescu, R., Sabau, A. Scientometric analysis of relative performance in a key university in Romania. Scientometrics, v. 99, p. 463-474. 2014.
Souza, L. E. P. F. O desafio da avaliação da produção científica. Cadernos de Saúde Pública, v. 29, n. 9, p. 1707-1730. 2013.
Strehl, L., Calabró, L., Souza, D. O., Amaral, L. Brazilian science between national and foreign journals: Methodology for analyzing the production and impact in emerging scientific communities. PloS ONE, v. 11, n. 5, e0155148. 2016.
Turri, M. Università in transizione: governança, struttura economica e valutazione. Milano: Guerini e Associati. 191 pp. 2011.
Torrisi, B. A multidimensional approach to academic productivity. Scientometrics, v. 99, p. 755-783. 2014.
Zainab, A.N. Personal, academic and departmental correlates of research productivity: a review of literature. Malaysian Journal of Library & Information Science, v. 4, n. 2, p. 73-110. 1999.
Zawislak, P. A., Dalmarco, G. The silent run: New issues and outcomes for university-industry relations in Brazil. Journal of Technology Management & Innovation, v. 6, n. 2, p. 66-82. 2011.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MAFRA, C. PERFIL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS DOCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–43, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i36.1689. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1689. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 2, 2020
Palavras-chave:

Analysis of the scientific productivity. Knowledge management. Academic productivity parameters. Research productivity. Scientometrics. Análisis de la investigación científica. Administración del conocimiento. Parámetros de la investigación académica. Productividad de la investigación. Scientometry. Análise da produtividade científica. Gestão do conhecimento. Parâmetros da produtividade acadêmica. Produtividade da pesquisa. Cientometria.