O DESENVOLVIMENTO PELA AMPLIAÇÃO DAS LIBERDADES HUMANAS O PAPEL DA LIBRAS E DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA A PESSOA COM SURDEZ NO BRASIL

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Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória que busca fazer uma aproximação da teoria do desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen com as ciências ambientais, a partir do humano com ser biológico (natureza) e ser social (sociedade). Com muitas indagações, nem todas respondidas, porém refletidas, o texto discute a Surdez, o Surdo e os Sinais, a partir de três campos de conhecimento científico – clínico-patológico, sociologia e linguagem (duas áreas: natureza e humanidades) –, e a Deficiência, discutida pelas organizações civis. Discussão que apoia a compreensão das diferenças humanas e, portanto, dos instrumentos para ampliação das liberdades substantivas. Buscou-se por meio de revisão documental os instrumentos que permitiriam a ampliação das liberdades substantivas da pessoa com surdez no Brasil, partindo da Constituição de 1988, observou-se a institucionalização da Libras e da educação bilíngue. Para além do dialogo interdisciplinar, o texto argumentativo tece alguns comentários sobre a sociedade, que ampara o modelo de desenvolvimento como liberdade, ser pautada em estruturas sociais.

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Autores
  • Mayra Taiza Sulzbach
  • Dinair Iolanda da Silva Natal a:1:{s:5:"pt_BR";s:38:"Universidade Federal do Paraná - UFPR";}
Biografia
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Como Citar

TAIZA SULZBACH, M.; NATAL, D. I. da S. O DESENVOLVIMENTO PELA AMPLIAÇÃO DAS LIBERDADES HUMANAS O PAPEL DA LIBRAS E DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA A PESSOA COM SURDEZ NO BRASIL. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–24, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1764. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1764. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

: Human development. Deafness. Sign language. desarrollo humano. Sordera. Lenguaje de señas. Desenvolvimento humano. Surdez. Lingua de sinais