CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE, criado em 2015, é apenas o segundo ofertado pelos Institutos Federais, em todo o Brasil, na modalidade acadêmica. Ao decurso de suas atividades iniciais de apenas três anos, desenvolve uma missão imprescindível na formação continuada, de professores, que atuam no ensino de Matemática, Física, Química e Biologia. Diante desse desafio, o trabalho apresenta alguns elementos que concorrem para o entendimento da constituição de um campo de pesquisa e estudos, nominado por Didática das Ciências e Matemática. Logo em seguida, com o escopo da determinação de um perfil coerente, o trabalho indica alguns elementos que ainda suscitam controvérsia e discussão, no que concerne a uma formação, tendo em vista o Mestrado Acadêmico (MA) ou a modalidade prevista pelo Mestrado Profissional (MP). Por fim, um viés de complementaridade de ambas as formações (propostas) pode concorrer para a descrição de um quadro de disciplinas e etapas de evolução na formação em nível de pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

REGIS VIEIRA ALVES , F. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO CEARÁ, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–33, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i2.1772. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1772. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

set. 30, 2020
Palavras-chave:

Mestrado acadêmico, Formação de professores, Instituto Federal, Ensino de Ciências. Matemática