10 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná um perfil das suas produções e de seus egressos

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Resumo

A presente pesquisa, de natureza qualitativa do tipo documental, busca desvelar o perfil das dissertações e analisar a trajetória acadêmica e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, sistematizados em sete categorias: a) Quantidade de defesas por ano e área de concentração; b) Conteúdo das dissertações; c) Graduação e Instituição de Ensino Superior dos egressos; d) Formação complementar dos egressos; e) Quantidade de doutores, área de titulação e IES; f) Quantidade de doutorandos, área de titulação e IES; e g) Atuação profissional dos egressos. Os resultados mostram que o número de mestres formados em Educação em Matemática e em Educação em Ciências têm mantido um certo equilíbrio desde 2018, onde, até 2017 havia prevalência da linha correspondente à Matemática. Grande parte das dissertações estão focadas no Ensino Fundamental e têm como temas principais: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ciência e Arte, Avaliação, Educação Matemática e Jogos. A maior parcela dos egressos é licenciado em Matemática. Em suma, eles atuam como professores da Educação Básica na região Sul do país. Ressalta-se que apenas 28,5% dos mestres, estão, atualmente no Doutorado e 6,3% já são doutores. Por fim, sublinha-se a importância desse tipo de pesquisa, pois, acredita-se que analisar as produções e as trajetórias dos egressos pode fomentar ações no âmbito dos próprios programas e na área de Educação em Ciências e em Matemática.

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Autores Biografia
Camila Silveira, UFPR

Professora do Departamento de Química, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR.

Aline Kundlatsch, UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR.

Cláudia Celeste Schuindt, UFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR.

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Como Citar

SILVEIRA, C.; KUNDLATSCH, A. .; CELESTE SCHUINDT, C. 10 Anos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná: um perfil das suas produções e de seus egressos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 1–35, 2022. DOI: 10.21713/rbpg.v17i38.1808. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1808. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

jun. 1, 2022
Palavras-chave:

Pós-Graduação, Educação em Ciências, Educação Matemática