Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo apresenta um estudo sobre a origem e o processo de criação e desenvolvimento do Portal de Periódicos da Capes e descreve os principais recursos oferecidos pelo Programa no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação (C, T & I) e da pós-graduação brasileira. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, o texto analisa o percurso de criação do Portal e a evolução de alguns indicadores utilizados pela Capes na gestão do Programa. Também é abordado o uso do Portal de Periódicos pela comunidade acadêmica brasileira. As conclusões apontam para a necessidade de manutenção e aperfeiçoamento do Portal como instrumento de incentivo à produção científica brasileira e de garantia de sua qualidade por processos comparativos internacionais. O artigo historia e registra a trajetória desse importante instrumento de suporte às atividades de formação de recursos humanos e de C, T & I no Brasil neste primeiro decênio de existência do Portal de Periódicos da Capes e registra seus avanços quali-quantitativos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elenara Chaves Edler de Almeida
  • Jorge Almeida Guimarães
  • Isabel Teresa Gama Alves
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ALMEIDA, E. C. E. de; GUIMARÃES, J. A.; ALVES, I. T. G. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 13, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.194. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/194. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

nov. 30, 2010
Palavras-chave:

Portal de Periódicos. Consórcio de Bibliotecas. Periódicos Eletrônicos. Comunicação Científica. Portal de Periódicos. Library Consortium. E-Journals. Scientific Communication. Portal de Periódicos. Consorcio de Bibliotecas. Periódicos Electrónicos. Comunicación Científica.