Questões pedagógicas do mestrado profissional: uma aproximação ao tema a partir de análises bibliográficas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No Brasil, o mestrado profissional é considerado pós-graduação stricto sensu e confere prerrogativas idênticas às propiciadas pelos mestrados acadêmicos com os quais compartilha critérios de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que também lhes destina outros critérios específicos. Suas peculiaridades advêm, sobretudo, do sentido dado à qualificação profissional em alto nível e à pesquisa, que precisa estar orientada para o desenvolvimento e para a inovação (PD&I). Este artigo apresenta elementos de análise bibliográfica de 37 textos produzidos sobre o tema no período de 1997 e 2012. Entre as conclusões, destaca-se a constatação de que há pouca discussão sobre aspectos pedagógicos específicos dos mestrados profissionais, principalmente quanto à relação entre trabalho e educação e à premência de maior clareza sobre o assunto para o qual se requerem investigações dedicadas.

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Adilene Gonçalves Quaresma Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA
Biografia
Adilene Gonçalves Quaresma, Centro Universitário UNA
Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora do mestrado profissional interdisciplinar em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA
Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA
Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), coordenadora do programa de pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local, no Centro Universitário UNA.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

QUARESMA, A. G.; MACHADO, L. R. de S. Questões pedagógicas do mestrado profissional: uma aproximação ao tema a partir de análises bibliográficas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 24, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.508. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/508. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mai. 20, 2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)