O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este trabalho é uma análise documental dos eventos apoiados pelo Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), programa institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O recorte desta análise estuda eventos de dois momentos distintos voltados para o mesmo segmento: eventos apoiados em 2010 e destinados à formação de professores da educação básica, por ter sido esse o primeiro ano em que o referido programa contemplou tal segmento; e os apoiados em 2013, quatro anos após a referida ampliação de atuação. O estudo objetivou traçar o perfil dos eventos e correlacioná-los com quesitos como abrangência, temática e valores concedidos. Assim, os resultados podem ser utilizados como mecanismo de reflexão sobre as práticas governamentais, para propor melhorias que contribuam com o papel que este programa desempenha como instrumento de política pública de fomento à formação docente para a educação básica.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Thaís Sautchuk Pimenta CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
  • Diogo Onofre Gomes de Souza UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciana Calabró UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Biografia
Thaís Sautchuk Pimenta, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Pós-Graduada lato sensu em Português Jurídico pelo Instituto Processus, e Graduada em Letras e em Comunicação, pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Assistente em Ciência e Tecnologia da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Diogo Onofre Gomes de Souza, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutor em Bioquímica pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Titular da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Luciana Calabró, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Pós-Doutorado da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PIMENTA, T. S.; SOUZA, D. O. G. de; CALABRÓ, L. O Programa de Apoio a Eventos no País como instrumento de políticas públicas de fomento à formação de professores da educação básica. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.568. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/568. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jan. 16, 2015
Palavras-chave:

PAEP. Políticas Públicas. Educação Básica. PAEP. Public Policies. Basic Education. PAEP. Políticas Públicas. Educación Básica.