Brasil do ano 2000 revisitado: desafios em inovação tecnológica e o papel da universidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente estudo tem como objetivo revisar temas que estavam na ordem do dia no limiar do século XX em matéria de inovação, empreendedorismo e produção científica no Brasil, destacando o papel das universidades públicas nesse processo. Ressalta-se o papel da inovação no desenvolvimento socioeconômico e a necessidade de o Estado investir em políticas públicas na área. Debate-se em que medida houve uma evolução positiva no cenário brasileiro neste início de século XXI e quais são os pontos que permanecem pendentes. Enfatizam-se as conexões entre inovação e produção de conhecimento na universidade, com base em três eixos de análise: educação básica, regionalização do ensino superior e expansão da pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Pedro Bastos de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Biografia
Pedro Bastos de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Mestre em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pesquisador na UNIRIO no Grupo Cnpq Direito, Democracia e Desenvolvimento.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOUZA, P. B. de. Brasil do ano 2000 revisitado: desafios em inovação tecnológica e o papel da universidade. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 28, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.724. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

set. 22, 2015
Palavras-chave:

Innovation. Scientific Production, University Role. Innovación. Producción Científica. Papel de la Universidad. Inovação. Produção Científica. Papel da Universidade.