Metodologia de Superfície de Resposta como ferramenta para otimizar os processos de extração e hidrólise ácida de resíduos de babaçu

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Neste trabalho, a nova abordagem para obter extrativos, hemicelulose e lignina total a partir de típicos resíduos de biomassa brasileira é otimizada pela Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Os efeitos das variáveis reacionais, incluindo o tempo de reação e extração das hidrólises, assim como a razão molar do substrato álcool foram investigados. Foram usados modelos de regressão polinomiais quadráticos para analisar os dados experimentais. O coeficiente de determinação foi maior do que 0,85 e o modelo foi considerado adequado. Os dados obtidos demonstraram que as metodologias do Laboratório Nacional de Energia Renovável devem ser adequadas para cada tipo de biomassa. Além disso, com os resultados otimizados, estes dados podem ser empregados na produção de larga escala de combustíveis oriundos de biomassa.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Magale Karine Diel Rambo
  • Karla Jackeline Costa Rodrigues Almeida
  • Michele Cristiane Diel Rambo
  • Edmond Aziz Baruque Filho
Biografia
Magale Karine Diel Rambo

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins da área de Química Analítica, com ênfase em química ambiental e quimiometria.

Formada em Química licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria, na qual também fez o mestrado em Química Analítica. O doutorado em Química Analítica na área de ambiental/quimiometria foi cursado na UNICAMP.

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

RAMBO, M. K. D.; ALMEIDA, K. J. C. R.; RAMBO, M. C. D.; BARUQUE FILHO, E. A. Metodologia de Superfície de Resposta como ferramenta para otimizar os processos de extração e hidrólise ácida de resíduos de babaçu. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 32, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.953. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/953. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

mar. 10, 2017
Palavras-chave:

Central Composite Design. Rotatable Central Composite. Analysis of Variance. Lignocelulosic Biomass. Holocellulose. Total Lignin. Planejamento Composto Central. Composto Central Rotacional. Análise de Variância. Biomassa Lignocelulósica. Holocelulose. Lignina Total. Planeamiento Compuesto Central. Compuesto Central Rotativo. Análisis de Varianza. Biomasa Lignocelulósica. Holocelulosa. Lignina Total.