A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) de educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente artigo, resultante de uma conferência pública, aborda, numa primeira parte, o modo como a Educação Comparada tomou como campo de estudo privilegiado a afirmação e a expansão do modelo escolar. Sendo uma disciplina das Ciências da Educação que pode remontar ao início do século XIX, foi, todavia, após a Segunda Guerra Mundial que a Educação Comparada teve um grande desenvolvimento e uma significativa expressão, fruto da criação de um vasto sistema de organizações internacionais de natureza intergovernamental. Numa segunda parte, desenvolve-se um conjunto de argumentos sobre os modos como os grandes projetos estatísticos internacionais, com destaque para o PISA e outros programas conduzidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), têm vindo a construir novos formas de regulação transnacional das políticas de educação, a “governação por números”, que têm empobrecido o debate educativo e limitado as respostas democráticas dos Estados. Por último, apresenta-se uma proposta no sentido de colocar em diálogo as “duas culturas” da Educação Comparada: uma, de natureza académica, fortemente compreensiva e localizada; e a outra, prevalecente nas organizações internacionais, portadora de uma imensa informação estatística, mas que conduz, inexoravelmente, sempre às mesmas e descontextualizadas propostas e soluções.


##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • António Neves Duarte Teodoro Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

TEODORO, A. N. D. A construção da educação mundial ou o lugar da Educação Comparada no estudo das políticas (e práticas) de educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.972. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/972. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Documentos

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Comparative Education. Education Policies. Transnational Regulation. Educación Comparada. Políticas de Educación. Regulación Transnacional. Educação Comparada. Políticas de Educação. Regulação Transnacional.