Ecossistemas brasileiros: degradação e potencialidades

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Na tentativa de contribuir para o debate sobre a utilização dos ecossistemas brasileiros, este artigo aborda elementos relacionados à produção de conhecimentos sobre os ecossistemas e a riqueza natural do Brasil, aspectos de sua degradação, bem como os limites e os potenciais da ciência para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à preservação dos ecossistemas brasileiros e à utilização conservacionista de seus recursos naturais. A análise se fundamentou em referências provenientes de autores ligados à Geografia e à Ecologia Política e em nossa experiência no desenvolvimento de pesquisas e orientações relacionadas à questão ambiental. Conclui-se que, nesse debate, além da dimensão científica e técnica, é preciso levar em consideração a dimensão política, haja vista que ela exerce forte influência sobre as causas e consequências da utilização dos ecossistemas brasileiros.

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Luciano Zanetti Pessôa Candiotto Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão.
Biografia
Luciano Zanetti Pessôa Candiotto, Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão.

Doutor em Geografia pela UFSC

Professor de graduação e pós-graduação em Geografia da UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão/PR

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CANDIOTTO, L. Z. P. Ecossistemas brasileiros: degradação e potencialidades. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 32, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1008. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1008. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

mar. 10, 2017
Palavras-chave:

Ecosistemas. Brasil. Ciencia. Política. Gestión. Ecossistemas. Brasil. Ciência. Política. Gestão. Ecosystems. Brazil. Science. Politics. Management.