Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Resumo

Este trabalho apresenta o resultado do projeto de divulgação científica desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em uma escola pública daquele estado. Pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica realizaram atividades sobre temas científicos interdisciplinares, alinhados ao conteúdo curricular da educação básica. A inserção de alunos do ensino médio no ambiente acadêmico promoveu melhora no desempenho dos estudantes, cujo perfil mostrava, entre outros aspectos, defasagem entre idade e série e altos índices de reprovação. A iniciativa destaca a importância da interação entre educação básica e pós-graduação como processo motivador na melhoria da qualidade do ensino e do incentivo a novas perspectivas de formação.

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Autores
  • Mônica Antunes Chagas Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Verônica Morandi Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Christina Barja-Fidalgo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Biografia
Mônica Antunes Chagas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Aluna do curso de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Ciências (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora da Educação Básica nas Redes Estadual e Municipal do Rio de Janeiro; Membro do grupo de projetos de divulgação científica e extensão do Programa de Pós-graduação em Biociências (UERJ).
Verônica Morandi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em Ciências pela Université Paris VII - Denis Diderot Professora Associada do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Christina Barja-Fidalgo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biociências/UERJ.
Referências

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Como Citar

CHAGAS, M. A.; MORANDI, V.; BARJA-FIDALGO, C. Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1376. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1376. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 18, 2017
Palavras-chave:

Educação Básica. Divulgação Científica. Qualidade da Educação. Integração Pós-Graduação-Escola Pública. Educación Básica. Divulgación Científica. La Calidad de la Educación. La Integración Universidad-Escuela. Basic Education. Scientific Disclosure. Quality of Education. University-School Integration.