As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem praticando a pesquisa em ciências no contexto escolar

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo aborda aspectos sobre a Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem, de uma maneira ampla em seus paradigmas. Apresenta uma breve reflexão sobre o papel do professor nos processos de ensino e de aprendizagem exercendo a função de educador e de mediador propiciando aos estudantes o acesso e o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) no ambiente escolar. Aborda a pesquisa escolar como uma das principais atividades do processo de ensinar e de aprender no decorrer da vivência de escolarização desde os anos iniciais do Ensino Infantil aos anos finais do Ensino Médio. Este cenário escolar ocupa diferentes espaços, como a sala de aula, a biblioteca, os laboratórios de Ciências e de Informática. Apresenta os personagens principais que atuam nesse cenário formado pelos professores, estudantes e bibliotecárias. Destaca os quatro pilares sugeridos pela UNESCO para serem implementados pela escola: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e aprender a ser.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Eliane Lourdes da Silva Moro
  • Lizandra Brasil Estabel
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MORO, E. L. da S. .; ESTABEL, L. B. . As tecnologias de informação e de comunicação no processo de ensino e de aprendizagem: praticando a pesquisa em ciências no contexto escolar. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 1–21, 2019. DOI: 10.21713/2358-2332.2019.v15.1607. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1607. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Artigos

Publicado:

nov. 22, 2019