DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

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Resumo

A responsabilidade de coordenar um Programa de Pós-Graduação está crescendo à proporção do aumento das demandas da sociedade e das exigências dos órgãos de fomento. Os Programas precisam garantir a produção qualificada de teses e dissertações, garantir a integração com o curso de graduação (quando estão atrelados a uma instituição de ensino) e investir nas ações de extensão universitária. No entanto, o profissional que assume a coordenação dos programas de pós-graduação nem sempre possui perfil de gestor, sendo, muitas vezes, escolhido pelas suas competências como docente e pesquisador. O resultado é a falta de planejamento das ações do programa, e uma gestão “por demanda”, conforme solicitações dos órgãos de fomento e/ou da própria administração central. Nesse sentido, o presente artigo apresenta o relato de uma experiência onde as ferramentas de gestão foram adotadas na organização dos processos da coordenação de um Programa de Pós-graduação. Embora a estratégia não possa ser adotada para todas as atividades, observou-se que as principais rotinas e dificuldades puderam ser mapeadas e programadas facilitando o trabalho do coordenador. Entre as vantagens estão a transparência dos processos para todos os docentes que atuam no programa, e a facilitação da gestão, com a redução da sobrecarga de trabalho da coordenação.

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Autores
Biografia
Monica Santos Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professor Titular da UFRJ . Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ/FAU/UFRJ - 2016/2017).Graduação em Arquitetura FAU/UFRJ (1986), mestrado em Arquitetura PROARQ/FAU/UFRJ (1992), doutorado em Engenharia de Produção COPPE/UFRJ (1996), pós-doutorado pela École Nationale Superieure d`Architecture de Toulouse (2010), pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho POLI/UFRJ (2002), pós-graduação em Gestão Ambiental PNUMA/POLI/UFRJ (2005). Desde 1996 coordena o GEPARQ - Grupo de Pesquisas Gestão de Projetos em Arquitetura (www.proarq.fau.ufrj.br/pesquisa/geparq). Coordenadora de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq. Orientadora em mais de 130 trabalhos de conclusão entre teses de doutorado, dissertações de mestrado e trabalhos finais de curso. Membro do Conselho Editorial e do Comitê Científico da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Avaliadora convidada (referee) em periódicos nacionais e internacionais e consultora ad hoc na avaliação de projetos submetidos aos órgãos de fomento CNPq, CAPES, FAPESP e FAPES. Palestrante convidada em eventos nacionais e internacionais, avaliadora em mais de 200 bancas de conclusão, com mais de 150 artigos publicados em periódicos e anais de eventos nacionais e internacionais, bem como livros e capítulos de livros
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Como Citar

SALGADO, M. S. DESAFIOS DA COORDENAÇÃO DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 1–23, 2020. DOI: 10.21713/rbpg.v16i35.1710. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1710. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jun. 24, 2020
Palavras-chave:

Coordination of Graduate courses, Work organization, Quality management Coordinación de posgrado, Organización del trabajo, Gestión de la calidad Coordenação de pós-graduação, Organização do trabalho, Gestão da qualidade