PERFIL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

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Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da Universidade Estadual de Maringá (PGO/UEM), no período de 2008 a 2019. Um questionário com 19 perguntas abertas e fechadas foi aplicado via Google Forms. Do total de 104 egressos, 74 responderam ao questionário (71,2%). Dos 74 egressos, 59 eram do sexo feminino e 15 do sexo masculino. A maioria (72,98%) residia no estado do Paraná, era casada, com média de idade de 26,1 anos no momento da matrícula. Após a conclusão do curso, 50% dos egressos realizaram doutorado e 40,5% fizeram cursos de especialização. A área mais procurada para doutorado foi Odontologia integrada e, de especialização, Ortodontia. Do total de egressos que participaram da pesquisa, 33 (44,6%) exerciam a docência, sendo seu exercício exclusivo ou combinado às atividades de consultório particular ou serviço de saúde pública. A maioria exercia a docência em instituições privadas. Dos egressos, a maioria relatou manter o currículo Lattes atualizado e, após o término da pós-graduação, ter realizado publicações em revistas nacionais e internacionais. Conclui-se que os egressos do PGO/UEM estão mais concentrados no estado do Paraná (72,98%) trazendo benefícios à população regional, muitos exercem a docência, dão continuidade aos estudos e têm artigos publicados, contribuindo com a produção intelectual do país. O PGO/UEM tem atingido seus objetivos institucionais; no entanto, há necessidade que a avaliação dos egressos seja constante para identificação de fatores importantes para o seu aprimoramento.

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Autores
  • Fernanda de Lima Mazini
Biografia
Referências

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Como Citar

HIRATA NAVARRO, C.; FUJIMAKI, M.; DE OLIVEIRA E SILVA, C.; DE LIMA MAZINI, F.; SANO SUGA TERADA, R. PERFIL DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 17, n. 37, p. 1–23, 2021. DOI: 10.21713/rbpg.v17i37.1729. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1729. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 29, 2021
Palavras-chave:

Postgraduate Dental Education. Evaluation Studies. Former Students. Educación de Posgrado en Odontología. Estudios de Evaluación. Graduados. Educação de Pós-Graduação em Odontologia. Estudos de avaliação. Egresso.