Metodologia para a identificação de fatores que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos de pós-graduação com base nas avaliações trienais da Capes

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A qualidade do ensino de pós-graduação no Brasil é verificadapela Capes por meio de acompanhamentos anuais e avaliações trienaisdos programas e cursos de mestrado e doutorado, cujos resultadossão sintetizados na Ficha de Avaliação do Programa, por meio da qualpoderão ser identificados aqueles itens que contribuíram para a perdade qualidade. Para o estabelecimento de prioridades para a melhoriada qualidade, apresenta-se uma metodologia baseada na análisede Pareto para determinar os itens vitais que alavancarão o melhorposicionamento em próxima avaliação. O método é exemplificado comum caso real e orienta para quais itens de avaliação o esforço deve sermais intenso. Conclui-se que o método é robusto o suficiente para queas abordagens para a solução não recaiam em áreas que sejam menosrelevantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Licinio Esmeraldo da Silva
  • Karin Soares Gonçalves Cunha
  • Eliane Pedra Dias
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DA SILVA, L. E.; CUNHA, K. S. G.; DIAS, E. P. Metodologia para a identificação de fatores que contribuam para a melhoria da qualidade dos cursos de pós-graduação com base nas avaliações trienais da Capes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 18, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.356. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/356. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 31, 2012