A pós-graduação e a sustentabilidade do abastecimento de comunidades ribeirinhas na Amazônia por meio de água de chuva: da concepção à ação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apesar de a Amazônia ser rica em recursos hídricos, suapopulação tem dificuldade no acesso à água potável. O abastecimentode água nas ilhas de Belém (PA) é deficitário. Alternativas locais quegarantam o acesso à água em quantidade e qualidade adequadas sãograndes desafios. O objetivo deste artigo é apresentar uma experiênciaintegradora de dois programas de pós-graduação na implementaçãode alternativas de aproveitamento da água de chuva para fins potáveisa fim de contribuir com a sustentabilidade do abastecimento local. Acaracterização socioeconômica e o diagnóstico do abastecimentode água subsidiaram a implantação dos sistemas. Verificou-se asustentabilidade por meio da aceitabilidade e do acesso ao sistema,dos impactos financeiros e dos padrões qualitativos da água. Deforma geral, são modelos positivos de abastecimento de água parapopulações ribeirinhas da Amazônia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Nircele Silva Leal Veloso
  • Cristiane Costa
  • Ronaldo Lopes
  • Mário Vasconcellos
  • Tony Carlos
  • Dênio Ramam
Biografia
Nircele Silva Leal Veloso
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LEAL VELOSO, N. S.; COSTA, C.; LOPES, R.; VASCONCELLOS, M.; CARLOS, T.; RAMAM, D. A pós-graduação e a sustentabilidade do abastecimento de comunidades ribeirinhas na Amazônia por meio de água de chuva: da concepção à ação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.421. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/421. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

fev. 14, 2014
Palavras-chave:

Rainwater. Water Supply. Local Development. Belém. Amazon. Água da Chuva. Abastecimento de Água. Desenvolvimento Local. Belém. Amazônia Agua de Lluvia. Abastecimiento de Agua. Desarrollo Local. Belém. Amazonía.