Múltiplos saberes da diversidade em rede: conexões interculturais no debate da inclusão digital na perspectiva dos povos da floresta

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo analisa a questão relativa à inclusão digital no espaçoamazônico, enfocando as razões para uma inclusão digital/intercultural;os múltiplos saberes culturais existentes; a implementação das novastecnologias da informação e do conhecimento, a partir da etnologia nacibercultura; além de buscar compreender essa nova inclusão digitalpautada nos reais interesses dos povos e das populações tradicionaisda Amazônia. Enfatiza as propostas de inclusão digital presentes naagenda de governo, com o objetivo de questionar a dificuldade de acessopor parte de populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas, tendo emvista que as políticas públicas de inclusão digital não se estendem paraessas populações. Com este estudo de caráter ensaístico, chegouseà conclusão de que ainda há muito a ser feito pelas populaçõestradicionais da Amazônia, a começar pelo reconhecimento de suasculturas e da conquista da cidadania.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ricardo Damasceno
Biografia
Ricardo Damasceno
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DAMASCENO, R. Múltiplos saberes da diversidade em rede: conexões interculturais no debate da inclusão digital na perspectiva dos povos da floresta. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 10, n. 21, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.426. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/426. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

fev. 14, 2014
Palavras-chave:

Inclusão Intercultural e Digital. Etnologia e Cibercultura. Sustentabilidade. Digital intercultural inclusion. Ethnology and cyberculture. Sustainability Inclusión Intercultural y Digital. Etnología y la Cibercultura. Sostenibilidad.