Cooperação internacional científica e tecnológica: o caso do Fórum de Diálogo IBAS – Índia, Brasil e África do Sul (2003 – 2010)

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Ciência e Tecnologia são comumente identificadas como vetores significantes ao desenvolvimento, especificamente num contexto de economia do conhecimento. O IBAS é um fórum de diálogo e de iniciativas de cooperação trilateral entre Índia, Brasil e África do Sul, cujos principais objetivos são coordenar sinergicamente suas políticas internacionais, por um lado, e facilitar a cooperação trilateral, por outro. Por meio da leitura do debate teórico sobre relações internacionais, cooperação científica e tecnológica e Fórum IBAS, além da análise de discursos políticos e acordos internacionais, o objetivo deste artigo é o de investigar o estado da arte da cooperação internacional científica e tecnológica no âmbito do Fórum.

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Fabricio Padilha Pereira da Silva Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu)
Biografia
Fabricio Padilha Pereira da Silva, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu)
Mestre em Relações Internacionais pelo Programa San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PADILHA PEREIRA DA SILVA, F. Cooperação internacional científica e tecnológica: o caso do Fórum de Diálogo IBAS – Índia, Brasil e África do Sul (2003 – 2010). Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 27, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.478. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/478. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

out. 21, 2014
Palavras-chave:

International Cooperation. Science & Technology. IBSA. Cooperação Internacional. Ciência & Tecnologia. IBAS. Cooperación Internacional. Ciencia & Tecnología. IBSA.