Diplomas de mestrado e doutorado em Educação obtidos em universidades estrangeiras: o reconhecimento a partir da concretude dos dados

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo objetiva contribuir para as discussões que ocorrem no contexto de diferentes universidades brasileiras autorizadas a reconhecer estudos em nível de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), quando se debruçam sobre documentos que geram os diplomas obtidos fora do território nacional. O texto se origina da análise de documentos pertencentes a 32 pedidos de reconhecimento na área da Educação, a qual levou à identificação de problemas nos seguintes aspectos: atas das defesas, currículos de membros da banca examinadora, currículo do orientador e sua participação na defesa e resumo do trabalho. A análise permitiu identificar condições díspares entre a obtenção de diplomas stricto sensu dentro e fora do Brasil, pondo em questão o princípio da equivalência de estudos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Lucia Regina Vilarinho Fundação Cesgranrio/RJ
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estácio e Sá
Biografia
Lucia Regina Vilarinho, Fundação Cesgranrio/RJ

Pedagoga PUC/RJ; Mestre e Doutora em Educação pela UFRJ; Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFRJ; Docente do PPGE da Universidade Estácio de Sá (2000-2014); atualmente Professora Adjunta do Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio /RJ.

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade Estácio e Sá

Professoda Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense;

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade EStácio de Sá.

Doutora em Educação – UFRJ

Socióloga e Mestre em Educação - FGV

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VILARINHO, L. R.; GONZALEZ, W. R. C. Diplomas de mestrado e doutorado em Educação obtidos em universidades estrangeiras: o reconhecimento a partir da concretude dos dados. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.490. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/490. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 9, 2014
Palavras-chave:

Master and Doctorate Degree Courses. Certifying Degrees. Equivalence of Academic Efforts. Cursos de mestrado e doutorado. Reconhecimento de diplomas. Equivalência de esforços acadêmicos. Cursos de Máster y Doctorado. Reconocimiento de Diplomas. Equivalencia de Esfuerzos Académicos