Cooperação internacional educacional, colonialidade e emancipação: o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste e a formação de professores

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Apresentamos uma reflexão epistemológica da cooperação internacional entre Brasil e Timor-Leste, focando na formação de quadros das diferentes instituições de ensino, principalmente das ações de professores brasileiros na formação de professores do Timor-Leste. Partimos do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). Consideramos a importância de situar o leitor a respeito: de fatos que marcaram a história do país; do processo de globalização; do processo de aproximação e parceria do Brasil no campo da educação, incluindo a científica. Realizamos análises baseadas em reflexões sobre a colonialidade do poder e algumas atuações assistencialistas, visando repensar questões sobre a internacionalização da universidade brasileira, incluindo aquelas relacionadas aos programas de cooperação sul-sul.


##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Patrícia Barbosa Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzani Cassiani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Irlan von Linsingen Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Patrícia Barbosa Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina
Sou formada em Ciências Biológicas, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, onde, atualmente, está finalizando o doutorado. Faço parte do grupo Discursos da Ciência e Tecnologia (DICITE), desde 2005, na mesma instituição. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Linguagem no Ensino de Ciências/Biologia. Nos últimos anos tenho também me dedicado a formação inicial e continuada de professores de Ciências e/ou Biologia, participado de projetos relacionados à Educação de Jovens e Adultos, além do ensino dessas mesmas disciplinas, nos níveis Médio e Fundamental de ensino. Atualmente sou professora no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.
Suzani Cassiani, Universidade Federal de Santa Catarina
Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. É Professora Associada no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). É investigadora na área de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias, com ênfase na análise do discurso e estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e prática pedagógica, educação CTS latinoamericana, funcionamento da linguagem na educação formal e não formal. É líder do Grupo de Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Eduação (DICITE) do PPGECT. Atualmente é uma das coordenadoras acadêmicas do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa do Timor-Leste, projeto de cooperação internacional gerenciado pela CAPES.
Irlan von Linsingen, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC) e Doutorado (2002) em Educação em Ciências - UFSC. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Departamento de Engenharia Mecânica do CTC (teoria do conhecimento para engenharia e sistemas hidráulicos e pneumáticos) e no PPGECT Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica, nas linhas de pesquisa Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação e Linguagens e Ensino, com os seguintes temas: Ciência-Tecnologia-Sociedade, educação tecnológica, educação CTS, aspectos da linguagem na educação científica e tecnológica, articulações entre Estudos CTS, Educação CTS e Tecnologias Sociais latino-americanos. É líder do Grupo e Pesquisa Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação - DICITE. Participa da Coordenação Acadêmica do Programa de Qualificação de Docentes e Língua Portuguesa - PQLP no âmbito do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Timor-Leste. É Diretor Acadêmico para implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina no Médio Vale do Itajaí.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PEREIRA, P. B.; CASSIANI, S.; LINSINGEN, I. von. Cooperação internacional educacional, colonialidade e emancipação: o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste e a formação de professores. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 27, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.499. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/499. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 9, 2014
Palavras-chave:

Timor-Leste, formação de professores de Ciências, colonialidade, cooperação internacional Timor Oriental. La formación de maestros de Ciencias. Colonialidad. Cooperación Internacional.