Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Claudio Guedes Salgado
  • Domingos Wanderley Picanço Diniz
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SALGADO, C. G.; PICANÇO DINIZ, D. W. Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 23, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.542. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/542. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jul. 24, 2014