Instituições de ensino superior e desenvolvimento: impactos econômicos de curto prazo de universidades federais do oeste paranaense

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar os impactos diretos (no curto prazo) gerados pela Universidade Federal do Paraná, localizada em Palotina, e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, de Toledo, que aderiram ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) nas cidades que as hospedam e a influência desses impactos na economia local. A opção por trabalhar com os efeitos econômicos do Reuni se deu pelo fato de o tema ter sido pouco explorado em pesquisas acadêmicas até então. Parte-se do pressuposto de que as universidades são instituições com relevância econômica para os municípios e, portanto, contribuem ativamente para o desenvolvimento local.  A metodologia utilizada é um estudo de caso comparativo entre as duas IES, e o principal instrumento de coleta de dados foi o questionário. Espera-se demonstrar que as universidades são organizações dinamizadoras da economia local.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Sabrina Brüne Unioeste;UFPR
  • Zelimar Soares Bidarra Unioeste
Biografia
Sabrina Brüne, Unioeste;UFPR

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2015). Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Secretária da Secretaria Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (desde 2010).

Zelimar Soares Bidarra, Unioeste
Professora Associada da UNIOESTE. Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Doutora em Educação. Bacharelado e Mestrado em Serviço Social.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRÜNE, S.; BIDARRA, Z. S. Instituições de ensino superior e desenvolvimento: impactos econômicos de curto prazo de universidades federais do oeste paranaense. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 28, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.780. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/780. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

dez. 7, 2015
Palavras-chave:

University and Development. Higher Public Education. REUNI Program. Universidad y Desarrollo. Educación Superior Pública. Programa REUNI. Universidade e Desenvolvimento. Ensino Superior Público. Programa REUNI.