Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no Brasil: avanços e desafios a partir de políticas indutoras

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as repercussões da indução dos mestrados profissionais em Ensino na Saúde, procurando subsídios para o aprimoramento e a sustentabilidade dos programas. O trabalho teve caráter qualitativo exploratório, reunindo análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas com coordenadores dos programas, predominando a análise temática dos dados coletados. Evidenciaram-se duas categorias: “Avanços dos programas em Ensino na Saúde na modalidade profissional” e “Desafios na implementação da política indutora”. Os avanços foram identificados pelo crescimento do número de programas, distribuição regional e agregação dos programas na área de Ensino da Capes. Os desafios remetem para a ausência de financiamento, pouca valorização do mestrado profissional e pouca clareza dos critérios de avaliação dos programas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rosana Brandão Vilela Universidade Federal de Alagoas
  • Nildo Alves Batista Universidade Federal de São Paulo
Biografia
Rosana Brandão Vilela, Universidade Federal de Alagoas
Médica, doutorado em Medicina (Hematologia) pela UNIFESP.   Professora  Associada IV da Universidade Federal de Alagoas. Pós-doutoranda na UNIFESP em Ensino em Ciências da Saúde. Vice -coordenadora do  Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, modalidade Mestrado Profissional, da UFAL.
Nildo Alves Batista, Universidade Federal de São Paulo
Médico, doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo , Livre-Docência em Educação Médica pela Universidade Federal de São Paulo e Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo - Departamento de Saúde, Educação e Sociedade. Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, modalidade Mestrado Profissional, da UNIFESP.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VILELA, R. B.; BATISTA, N. A. Mestrado Profissional em Ensino na Saúde no Brasil: avanços e desafios a partir de políticas indutoras. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 28, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.823. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/823. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 7, 2015
Palavras-chave:

Mestrado Profissional. Políticas Públicas. Sustentabilidade Professional Masters. Public Policies. Sustainability. Maestría Profesional. Políticas Públicas. Sostenibilidad.