O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O crescimento da pós-graduação no Brasil e a procura de pós-graduandos por intervenções de carreira ampliaram o interesse em se compreenderem as escolhas, as expectativas e as dificuldades desses estudantes. Esta revisão de literatura descreve os estudos brasileiros sobre os alunos de pós-graduação stricto sensu publicados nos últimos 20 anos para verificar os principais aspectos investigados sobre essa população. Por meio de pesquisas em bases de dados (SciELO, BDTD, Lilacs e BVS), foram identificadas e analisadas 35 publicações. Constatou-se que há concentração de publicações na área da Saúde, equilíbrio entre estudos qualitativos e quantitativos, além do foco na avaliação do aluno sobre os processos de ensino e aprendizagem na pós-graduação. Há necessidade de estudos que investiguem o desenvolvimento de carreiras e a adaptação acadêmica dos pós-graduandos. Ainda, devido à especificidade da formação, é preciso diversificar as áreas nas futuras investigações acerca do tema.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Talita Caetano Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marúcia Patta Bardagi Universidade Federal de Santa Catarina
Biografia
Talita Caetano Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Atualmente é  Mestranda (titulação acadêmica mais alta)do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina estando inserida na área de concentração Psicologia das Organizações e do Trabalho, e na linha de pesquisa Formação profissional, desenvolvimento de carreira e inserção no trabalho. Além disso, realiza especialização na área de Gestão de Pessoas. É Bacharel e Licenciada em Psicologia pela mesma universidade (2013).
Marúcia Patta Bardagi, Universidade Federal de Santa Catarina

É Psicóloga, com Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na McGill University (Montreal, Canadá) entre set2004/fev2005 na área de aconselhamento psicológico e de carreira. Foi bolsista de pós-doutorado junior pelo Cnpq e atualmente é bolsista Capes de Pós doutorado na Universidade de Lisboa (Portugal). É também professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC, docente efetiva do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC e coordenadora do LIOP (Laboratório de Informação e Orientação Profissional) Além disso, é membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientadores Profissionais).

Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

CAETANO SILVA, T.; PATTA BARDAGI, M. O aluno de pós-graduação stricto sensu no Brasil: revisão da literatura dos últimos 20 anos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.853. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/853. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Pós-graduação. Carreira. Mestrado. Doutorado. Posgrado. Carrera. Maestría. Doctorado.