Produção científica de pesquisadores com doutorado no Brasil e no exterior: diferenças entre gêneros na área de Ecologia

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a produtividade científica dos pesquisadores brasileiros da área de ecologia, de ambos os sexos, que realizaram o doutorado no Brasil e no exterior, em termos do número de artigos em periódicos brasileiros e internacionais em diferentes fases da carreira. Foram analisados os currículos de 105 pesquisadores que concluíram o doutorado entre 1990 e 2004. As mulheres publicaram menos artigos que os homens e as que realizaram o doutorado no exterior publicaram ainda menos do que as que realizaram o doutorado no Brasil. Os homens que realizaram o doutorado no exterior publicaram mais do que aqueles que realizaram o doutorado no Brasil, exceto no período durante o doutorado e nos primeiros cinco anos da carreira.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Jussara Pereira Prado Universidade de Brasília
Biografia
Jussara Pereira Prado, Universidade de Brasília
Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília-UnB, doutoranda em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB, analista em C&T da CAPES.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

PRADO, J. P. Produção científica de pesquisadores com doutorado no Brasil e no exterior: diferenças entre gêneros na área de Ecologia. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 11, n. 25, 21 out. 2014.

Seção

Estudos

Publicado:

Out 21, 2014
Palavras-chave:

Produção Científica, Doutorado Brasil/Exterior, Ecologia

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
  • Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.

Além disso, os autores declaram que:

  • Todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos, são verdadeiras ou baseadas em pesquisa empírica ou científica.
  • O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida.