Vol. 20 No. 41 (2025): v. 20 n. 41 (2025)

Apresentamos, no ano de 2025, a nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Por se tratar do ano em que ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil, a publicação traz uma homenagem às instituições de ensino superior do estado do Pará, que sediará o evento em sua capital. Temos na capa uma foto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que representa uma importante iniciativa de interiorização do ensino superior e de diminuição das assimetrias regionais no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Embora não seja uma edição especial, esta publicação marca os 21 anos da RBPG, que a cada edição se consolida como uma referência nos debates sobre políticas públicas para a pós-graduação, a formação de professores para educação básica, a cooperação acadêmica internacional e o futuro da universidade brasileira na necessária discussão sobre o desenvolvimento sustentável de nosso planeta.

Desejamos uma boa leitura! 

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v20i41

Published: 2025-04-09

THE CHALLENGES IMPOSED BY THE COVID-19 PANDEMIC ON BRAZILIAN POSTGRADUATE STUDIES AND THEIR IMPACTS ON THE EXECUTION OF RESEARCH PROJECTS

Jéssica Soares dos Anjos Barboza, Patrícia de Carvalho Nagliate, Nayara Paula Fernandes Martins Molina, Adriana Inocenti Miasso

1-16

THE RECEPTION OF PIERRE BOURDIEU'S THEORY IN STRICTO SENSU POSTGRADUATE PROGRAMS IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL

Marcos Roberto Brasil, Vinicius Machado de Oliveira, Rafael Augusto Marques dos Reis, Juliano de Souza

1-17

THE IMPORTANCE OF THE CAPES SCIENTIFIC DATABASE FOR THE BRAZILIAN AND WORLD RESEARCH

Aline Nunes, Gadiel Zilto Azevedo, Caroline Schmitz, Giuseppina Pace Pereira Lima, Marcelo Maraschin

1-14

Liderança em Enfermagem:

tendências da produção de conhecimento em dissertações e teses no Brasil

Fabiane Pertille, Marcella Gabrielle Betat, Glauber Weder dos Santos Silva, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Andrea Bernardes, José Luis Guedes dos Santos

1-26

Processos psicossociais da trajetória acadêmica de estudantes de camadas populares: a vivência da pós-graduação stricto sensu

Elaine Gonçalo Bento, Marlice de Oliveira e Nogueira, Sonia Regina Serra da Silva, Luciana Rodrigues Martins

1-28

RESEARCH AROUND THE DEVELOPMENT OF DESIRABLE PROFESSIONAL KNOWLEDGE IN THE INITIAL TRAINING OF NATURAL SCIENCE TEACHERS IN BRAZILIAN RESEARCH

Paola Gimenez Mateus Alves, Amadeu Moura Bego, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Gabriela Carolina Cattani Delord

1-34

POSTGRADUATE AND DOCTORAL TRAINING:

NEW TRENDS AND EMERGING CONCERNS

Gionara Tauchen , Juan Carlos Terán Briceño , Marta Nörnberg

1-20

SCIENTIFIC OUTPUT VS. INTERNATIONAL EXPERIENCE: ANALYSIS OF FACULTY MEMBERS IN A SOUTHERN BRAZILIAN DENTAL SCHOOL

análise dos docentes de uma faculdade de odontologia pública do Sul do Brasil

Bárbara Peixoto Ribeiro, Isadora dos Santos Rotta , Gabriela de Souza Balbinot, Fabrício Mezzomo Collares, Cassiano Kuchenbecker Rösing, Juliano Cavagni

1-14

TEACHING INTERNSHIP IN AN UNDERGRADUATE PEDAGOGY CLASS

Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira

1-20

Ideação de abandono em discentes de pós-graduação durante a pandemia

Leonardo Barbosa e Silva, Silvia Maria Cintra da Silva, Renata Fabiana Pegoraro, Gilberto José Miranda, Noelle Tavares Ferreira, Yonara Borges Silva

1-19

Investimento em livro didático versus desempenho no índice de desenvolvimento da Educação Básica

Douglas Fraga Silveira, Diogo Onofre Gomes de Souza, Maria do Rocio Fontoura Teixeira

1-17

PROFILE OF GRADUATES FROM THE STRICT SENSU POSTGRADUATE PROGRAM IN DENTISTRY OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF VALES DO JEQUITINHONHA AND MUCURI

Roberto de Souza Teodoro Júnior, Olga Dumont Flecha, Patrícia Furtado Gonçalves, Dhelfeson Willya Douglas De Oliveira, Ana Cláudia Oliveira Teles, Lia Dietrich

1-24

Atuação profissional e indicadores de produção científica de egressos de um programa de pós-graduação em Educação

Ariani Taliny Versiani Silva, Thalita Pimentel Nunes, Stefany Allaide Fasolak Alves, Ana Monique Gomes Brito, Hercílio Martelli Júnior, Árlen Almeida Duarte de Sousa

1-15

Productions of the Paulista School of Nursing and its relationship with Public Health Policies (1987-2023)

Shirley da Rocha Afonso, Maria Itayra Padilha, Maria Ligia dos Reis Bellaguarda, Francine Lima Gelbcke, Vanessa Ribeiro Neves

1-21

Technical and technological production of professional masters in the area of public health: purposes, contributions, challenges and strengthening strategies

Carla Pacheco Teixeira, Andressa Silva Torres dos Santos, Nádia Maria Guimarães Monteiro, Diana Paola Gutierrez Diaz De Azevedo

1-28

UNIVERSITY EXTENSION:

EXPERIENCE OF WORKING THE 2030 AGENDA AT SCHOOL

Mariane Freiesleben, Danillo Silva Nunes, Moise Dijunkens Mathurin, Neuracy Viana Cruz Lima, João Aparecido Bazzoli , Waldecy Rodrigues

1-23

EVALUATION OF GRADUATE PROGRAMS

BY SUSTAINABLE DEVELOPMENT OBJECTIVES AND THEMATIC CLUSTERS

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Oklinger Mantovaneli JUnior

1-34