v. 19 n. 40 (2024): edição 40

Com a nova edição volume 19, nº 40, a RBPG presta uma singela homenagem ao povo gaúcho com a tragédia que se abateu no Rio Grande do Sul, em maio de 2024, por meio da capa com a foto da Universidade Federal de Pelotas, representando todo o Estado. Ano que a RBPG completa 20 anos de história e a CAPES 73 anos de criação. Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico nacional no âmbito da pós-graduação, a RBPG vem, desde 2004, sendo uma referência no debate das políticas públicas do setor, por meio da divulgação de artigos científicos, documentos oficiais e relatos de experiência inovadoras. Uma publicação que é o franco reflexo da evolução pela qual passou a ciência no Brasil nestes últimos 20 anos, cuja história pode ser contada pelas edições da RBPG, um importante espaço de debate alinhado à construção, expansão e consolidação da pós-graduação nacional.

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v19i40

Publicado: 2024-10-31

Representatividade de gênero na Neurociência do Brasil:

perspectivas gerais na pós-graduação e um recorte na Área de Exatas

Karin da Costa Calaza, Caroline Garcia Forlim, Katiele Valéria Pereira Brito, Raíssa Cavalcante Pinto, Taíla Maciel de Alencar Fialho, Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino, Fátima Smith Erthal, Leticia de Oliveira, Bryan da Costa Souza, Fernanda Selingardi Matias

1-28

Trabalho pedagógico na Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica:

sentidos de (re)estruturação

Liliana Soares Ferreira, Ana Sara Castaman, Francisco das Chagas Silva Souza

1-25

O impacto positivo das bolsas de doutorado na produção e na carreira científica

Tatiana Rodrigues Dutra, Marcio Flávio Dutra Moraes, Angela Terezinha de Souza Wyse

1-22

A formação inicial de professores de Educação Física na perspectiva inclusiva no Brasil e em Portugal

Daniela Lima Bonfat, Ingrid Rosa Carvalho, Rayanne Rodrigues de Freitas, João Filipe da Silva Figueira Martins, José Francisco Chicon, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá

1-35

Variáveis para planejamento de repositórios de objetos de aprendizagem na área da saúde:

uma revisão integrativa

Elisete Sales de Souza, Carolina Sturm Trindade, Cleidilene Ramos de Magalhães, Helena Terezinha Hubert Silva

1-25

Mestrado profissional em Ensino na Saúde:

análise da atuação profissional do egresso

Alessandra Vitorino Naghettini, Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes, Simone Rodrigues da Silva Lima

1-21

Perfil e produção científica dos pesquisadores em produtividade em pesquisa do CNPq da área de Direito

Wilson Medeiros Pereira, Daniella Reis Barbosa Martelli, Hercílio Martelli Júnior

1-17

Mapeamento das capacidades de pesquisa sobre a Mata Atlântica no Brasil:

estudo bibliométrico e cientométrico

Alejandro Caballero Rivero, Juliana Lazzarotto Freitas, Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Fábio Mascarenhas e Silva

1-33

Assistência estudantil na Pós-Graduação:

uma política de permanência urgente

Luzia Ligianne de Oliveira, Edineiwes, Napiê Galvê Araújo Silva

1-21

Capacitação para docência nas pós-graduações:

uma análise das Ciências Biológicas no Brasil

Larissa Campos de Medeiros, Jacqueline Leta, Regina Izabela Mendes da Costa

1-22

Saúde da população LGBT:

o que tem pesquisado a enfermagem brasileira na pós-graduação stricto sensu?

Ana Karoline de Almeida Lima, Roana Bárbara De Almeida Gouveia, João Cruz Neto, Jameson Moreira Belém, Natália Rodrigues Vieira, Beatriz de Castro Magalhães, Grayce Alencar Albuquerque

1-27

Planejamento de uma atividade de ensino e aprendizagem na perspectiva da teoria da objetivação

Delmir da Costa Felipe, Gilson da Rocha Santos, Jaqueline Santos Vargas Plaça, Shirley Takeco Gobara

1-24

Traços do Programa Ciência é Dez (C10) como política pública a partir da produção documental da CAPES

Simone Guimarães Guerra Gama, Félix Alexandre Antunes Soares, Marcello Ferreira, Olavo Leopoldino da Silva Filho

1-38

Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade CNPQ em Educação Física no quadriênio 2017-2020

Guilherme Moreira Caetano Pinto, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Giovani Marino Favero, Bruno Pedroso

1-32

Impactos psicossociais do doutorado sobre a carreira:

análise a partir das narrativas de doutores em Psicologia

Fabrício Aparecido Bueno, Marcelo Afonso Ribeiro, Ana Maria Jacó-Vilela, Sérgio Dias Cirino

1-34

As produções dos egressos da Reamec:

contribuições para a linha de pesquisa de formação de professores de Matemática

Reullyanne Freitas de Aguiar, Raimundo Luna Neres, Francisco Alexandre de Lima Sales

1-18

Estratégias de coping utilizadas por pós-graduandos frente ao estresse acadêmico:

revisão integrativa

Lucas Carvalho Santana, Marli Aparecida Reis Coimbra, Lenniara Pereira Mendes Santana Santana, Juliana Gonçalves Silva de Mattos, Lúcia Aparecida Ferreira Ferreira

1-12

Produção científica de pesquisadores da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Árlen Almeida Duarte de Sousa, Ana Monique Gomes Brito, Hellen Queren Nogueira Alves Dias, Maristela Silva Rodrigues, Stéfany Allaide Fasolak Alves, João Victor de Jesus Vicente, Hercílio Martelli Júnio

1-14

Mulheres nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil

um processo decolonial do saber

Jackeline Maciel de Azevedo, Hanna Karoliny Feitosa Barbosa, Marcia Guena

1-26

Experiência formativa e profissional dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará

Joao Agostinho Neto, Daiana de Jesus Moreira, Cardoza Santos, Eline Mara Tavares Macedo, Silvia Maria Negreiros Bomfim Silva, Lina Alejandra Nieto Manzano, José Osivan Mendonça Júnior, Maria do Socorro Souza

1-25

Doutores em Educação em Ciências (UFRGS, UFSM e FURG):

perfil, inserção profissional e impacto da pandemia de Covid-19

Ediane Maria Gheno, Maria Paz Hidalgo, Jessié Martins Gutierres, Jocássio Batista Soares, Regina Maria Vieira da Costa Guaragna, Cláudia Rodrigues Borba Borini, Diogo Onofre Souza

1-37

Educação científica, Educação Física e atividade epistemológica

Gabriel Carvalho Bungenstab, Felipe Quintão de Almeida

1-17

Estágio de docência no componente curricular de fungos e organismos fotossintetizantes

um relato de experiência

Kairo Dourado Barbosa, Iuri Goulart Baseia, Bruno Tomio Goto, Rhudson Henrique Santos Ferreira da Cruz

1-17