v. 20 n. 41 (2025): v. 20 n. 41 (2025)

Apresentamos, no ano de 2025, a nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Por se tratar do ano em que ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil, a publicação traz uma homenagem às instituições de ensino superior do estado do Pará, que sediará o evento em sua capital. Temos na capa uma foto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que representa uma importante iniciativa de interiorização do ensino superior e de diminuição das assimetrias regionais no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Embora não seja uma edição especial, esta publicação marca os 21 anos da RBPG, que a cada edição se consolida como uma referência nos debates sobre políticas públicas para a pós-graduação, a formação de professores para educação básica, a cooperação acadêmica internacional e o futuro da universidade brasileira na necessária discussão sobre o desenvolvimento sustentável de nosso planeta.

Desejamos uma boa leitura! 

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v20i41

Publicado: 2025-04-09

Os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 na pós-graduação brasileira e seus impactos na execução de projetos de pesquisa

Jéssica Soares dos Anjos Barboza, Patrícia de Carvalho Nagliate, Nayara Paula Fernandes Martins Molina, Adriana Inocenti Miasso

1-16

The reception of Pierre Bourdieu's theory in stricto sensu postgraduate programs in Physical Education in Brazil

Marcos Roberto Brasil, Vinicius Machado de Oliveira, Rafael Augusto Marques dos Reis, Juliano de Souza

1-17

The importance of the CAPES scientific database for Brazilian and world research

Aline Nunes, Gadiel Zilto Azevedo, Caroline Schmitz, Giuseppina Pace Pereira Lima, Marcelo Maraschin

1-14

Liderança em Enfermagem: tendências da produção de conhecimento em dissertações e teses no Brasil

tendências da produção de conhecimento em dissertações e teses no Brasil

Fabiane Pertille, Marcella Gabrielle Betat, Glauber Weder dos Santos Silva, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Andrea Bernardes, José Luis Guedes dos Santos

1-26

Processos psicossociais da trajetória acadêmica de estudantes de camadas populares: a vivência da pós-graduação stricto sensu

Elaine Gonçalo Bento, Marlice de Oliveira e Nogueira, Sonia Regina Serra da Silva, Luciana Rodrigues Martins

1-28

A investigação em torno do desenvolvimento do conhecimento profissional desejável na formação inicial de professores de Ciências da Natureza nas pesquisas brasileiras

Paola Gimenez Mateus Alves, Amadeu Moura Bego, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Gabriela Carolina Cattani Delord

1-34

Indicadores de produção científica versus experiência no exterior:

análise dos docentes de uma faculdade de odontologia pública do Sul do Brasil

Bárbara Peixoto Ribeiro, Isadora dos Santos Rotta , Gabriela de Souza Balbinot, Fabrício Mezzomo Collares, Cassiano Kuchenbecker Rösing, Juliano Cavagni

1-14

Estágio de docência em uma turma de licenciatura em Pedagogia

Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira

1-20

Extensão universitária:

experiência de trabalhar a Agenda 2030 na escola

Mariane Freiesleben, Danillo Silva Nunes, Moise Dijunkens Mathurin, Neuracy Viana Cruz Lima, João Aparecido Bazzoli , Waldecy Rodrigues

1-23

Avaliação de programas de pós-graduação:

por objetivos de desenvolvimento sustentável e clusters temáticos

Liliane Cristine Schlemer Alcantara, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Oklinger Mantovaneli Junior

1-34