A produção científica das docentes em direito das universidades federais do Sul do Brasil

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Resumo

Este artigo objetiva investigar a produção científica das docentes dos programas de pós-graduação em Direito das universidades federais do Sul do Brasil. De forma específica, identifica as práticas de publicações científicas e de orientações acadêmicas das dez docentes mais produtivas dos programas de pós-graduação dessas universidades. Desenvolve uma pesquisa descritiva, quantitativa e qualitativa, pois utiliza dados documentais disponíveis na Plataforma Lattes, assim como, as informações sobre os programas de pós-graduação nos sites das universidades e na Plataforma Sucupira. A amostragem foi selecionada de forma não probabilística intencional, por necessidade de focar especialmente as docentes de pós-graduação em direito das universidades federais do Sul do Brasil. As docentes que fazem parte desse corpus têm contribuído com grande relevância para o domínio do direito por meio de suas publicações científicas e orientações acadêmicas, fortalecendo os programas de pós-graduação em Direito. Os dados revelam ainda a importância da colaboração científica para a comunidade acadêmica e o desenvolvimento profissional dos integrantes desse domínio.

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Autores
Biografia
Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR.

Patricia Souza Santos de Rezende, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba – PR.

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Como Citar

ARAÚJO, P. C. de; REZENDE, P. S. S. de. A produção científica das docentes em direito das universidades federais do Sul do Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–35, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2312. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2312. Acesso em: 17 maio. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

abr. 29, 2025
Palavras-chave:

Produção científica, Docência, Direito, Pós-Graduação

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