Vol. 20 No. 41 (2025): v. 20 n. 41 (2025)

Apresentamos, no ano de 2025, a nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG). Por se tratar do ano em que ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) no Brasil, a publicação traz uma homenagem às instituições de ensino superior do estado do Pará, que sediará o evento em sua capital. Temos na capa uma foto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que representa uma importante iniciativa de interiorização do ensino superior e de diminuição das assimetrias regionais no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Embora não seja uma edição especial, esta publicação marca os 21 anos da RBPG, que a cada edição se consolida como uma referência nos debates sobre políticas públicas para a pós-graduação, a formação de professores para educação básica, a cooperação acadêmica internacional e o futuro da universidade brasileira na necessária discussão sobre o desenvolvimento sustentável de nosso planeta.

Desejamos uma boa leitura! 

DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v20i41

Published: 2025-04-09

THE CHALLENGES IMPOSED BY THE COVID-19 PANDEMIC ON BRAZILIAN POSTGRADUATE STUDIES AND THEIR IMPACTS ON THE EXECUTION OF RESEARCH PROJECTS

Jéssica Soares dos Anjos Barboza, Patrícia de Carvalho Nagliate, Nayara Paula Fernandes Martins Molina, Adriana Inocenti Miasso

1-16

Processos psicossociais da trajetória acadêmica de estudantes de camadas populares: a vivência da pós-graduação stricto sensu

Elaine Gonçalo Bento, Marlice de Oliveira e Nogueira, Sonia Regina Serra da Silva, Luciana Rodrigues Martins

1-28

RESEARCH AROUND THE DEVELOPMENT OF DESIRABLE PROFESSIONAL KNOWLEDGE IN THE INITIAL TRAINING OF NATURAL SCIENCE TEACHERS IN BRAZILIAN RESEARCH

Paola Gimenez Mateus Alves, Amadeu Moura Bego, Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani, Gabriela Carolina Cattani Delord

1-34

TEACHING INTERNSHIP IN AN UNDERGRADUATE PEDAGOGY CLASS

Marina Silveira Bonacazata Santos, Jani Alves da Silva Moreira

1-20

UNIVERSITY EXTENSION:

EXPERIENCE OF WORKING THE 2030 AGENDA AT SCHOOL

Mariane Freiesleben, Danillo Silva Nunes, Moise Dijunkens Mathurin, Neuracy Viana Cruz Lima, João Aparecido Bazzoli , Waldecy Rodrigues

1-23

EVALUATION OF GRADUATE PROGRAMS

BY SUSTAINABLE DEVELOPMENT OBJECTIVES AND THEMATIC CLUSTERS

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Carlos Alberto Cioce Sampaio, Oklinger Mantovaneli JUnior

1-34