Perspectivas e desafios na qualificação dos técnicos administrativos por meio de programas de reserva de vagas nos cursos de pós-graduação stricto sensu das instituições públicas de ensino superior

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Resumo

Este artigo investiga as perspectivas e os desafios da qualificação dos técnicos administrativos nas instituições públicas de ensino superior brasileiras, com foco nas políticas de reserva de vagas em programas de pós-graduação stricto sensu. Metodologicamente, a pesquisa foi conduzida por meio de questionários aplicados a dois grupos: (i) representantes das universidades públicas, com o objetivo de verificar a implementação dessas políticas; e (ii) técnicos administrativos, para captar suas percepções sobre os impactos e desafios relacionados à qualificação. A análise dos dados seguiu uma abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin, além de estatísticas descritivas para apresentar os resultados de forma clara e objetiva. Os resultados revelaram que, das universidades respondentes, 41,98% já adotam políticas de reserva de vagas, enquanto 58,02% ainda não as implementaram, sendo que 44,68% dessas indicaram interesse em fazê-lo no futuro. Entre os técnicos administrativos, 59,5% já cursaram ou estão cursando uma pós-graduação, mas apenas 16,8% utilizaram as políticas de reserva de vagas. Dentre os principais desafios relatados, destacou-se a dificuldade em conciliar trabalho, estudos e vida pessoal. A contribuição prática inclui a potencial melhoria nas políticas de qualificação nas Instituições de Ensino Superior públicas e sua divulgação, promovendo um desenvolvimento mais equitativo entre os servidores. Teoricamente, a pesquisa contribui para o debate sobre valorização do capital humano no setor público e a importância da gestão de políticas educacionais voltadas à qualificação profissional contínua.

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Autores
Biografia
Kalia Rivone Alves Barbosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Mossoró – RN.

Napiê Galvê Araújo Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – Mossoró – RN – Natal – RN.

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Como Citar

ALVES BARBOSA, K. R.; ARAÚJO SILVA, N. G. Perspectivas e desafios na qualificação dos técnicos administrativos por meio de programas de reserva de vagas nos cursos de pós-graduação stricto sensu das instituições públicas de ensino superior. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–25, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2444. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2444. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

nov. 18, 2025
Palavras-chave:

Qualificação profissional, Técnicos administrativos, Stricto sensu, Reserva de vagas

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