Sistematização para elaboração de objetivos de produtos e processos educacionais: uma proposta a partir da análise de trabalhos de um mestrado profissional
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Nesse artigo apresentamos uma análise dos objetivos pedagógicos dos Produtos e Processos Educacionais desenvolvidos no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza. A partir dessa análise, propõe-se (1) identificar os verbos utilizados pelos autores na construção dos objetivos gerais dos Produtos e Processos Educacionais; (2) classificar esses verbos segundo a compreensão dos domínios cognitivo e afetivo da Taxonomia de Bloom Revisada; (3) categorizar os verbos, anteriormente classificados como pertencentes ao domínio cognitivo, segundo os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom Revisada; (4) analisar os objetivos segundo o enfoque dado, no ensino (professor), na aprendizagem (alunos) e/ou na aplicação do PPE; e, por fim, (5) sistematizar um esquema para elaboração de objetivos adequados aos Produtos e Processos Educacionais para alcançar maior eficácia e aplicabilidade em ambientes educacionais reais, atendendo a demandas pedagógicas e considerando sua relevância como recurso pedagógico. Para tanto, foram analisados 51 Produtos e Processos Educacionais desenvolvidos em um mestrado profissional, observando clareza, estrutura e adequação dos objetivos. Os resultados indicam que muitos objetivos não seguem uma hierarquia coerente com a proposta da Taxonomia de Bloom Revisada, revelando uma carência de organização sequencial no domínio cognitivo. Assim, entendendo que o aprimoramento na formulação dos objetivos é essencial para fortalecer a aplicabilidade dos Produtos e Processos Educacionais em contextos educacionais reais, apresentamos uma proposta de sistematização para orientar os autores na elaboração de objetivos mais representativos, ou seja, que estejam alinhados às necessidades de professores e alunos e que contribuam para a qualidade e relevância pedagógica dos Produtos e Processos Educacionais.
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Autores
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Como Citar
Produtos pedagógicos educacionais, Taxonomia de Bloom Revisada, Objetivos de aprendizagem, Ensino de Ciências, Sistematização de objetivos

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