Sistematização para elaboração de objetivos de produtos e processos educacionais: uma proposta a partir da análise de trabalhos de um mestrado profissional

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Nesse artigo apresentamos uma análise dos objetivos pedagógicos dos Produtos e Processos Educacionais desenvolvidos no âmbito de um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza. A partir dessa análise, propõe-se (1) identificar os verbos utilizados pelos autores na construção dos objetivos gerais dos Produtos e Processos Educacionais; (2) classificar esses verbos segundo a compreensão dos domínios cognitivo e afetivo da Taxonomia de Bloom Revisada; (3) categorizar os verbos, anteriormente classificados como pertencentes ao domínio cognitivo, segundo os níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom Revisada; (4) analisar os objetivos segundo o enfoque dado, no ensino (professor), na aprendizagem (alunos) e/ou na aplicação do PPE; e, por fim, (5) sistematizar um esquema para elaboração de objetivos adequados aos Produtos e Processos Educacionais para alcançar maior eficácia e aplicabilidade em ambientes educacionais reais, atendendo a demandas pedagógicas e considerando sua relevância como recurso pedagógico. Para tanto, foram analisados 51 Produtos e Processos Educacionais desenvolvidos em um mestrado profissional, observando clareza, estrutura e adequação dos objetivos. Os resultados indicam que muitos objetivos não seguem uma hierarquia coerente com a proposta da Taxonomia de Bloom Revisada, revelando uma carência de organização sequencial no domínio cognitivo. Assim, entendendo que o aprimoramento na formulação dos objetivos é essencial para fortalecer a aplicabilidade dos Produtos e Processos Educacionais em contextos educacionais reais, apresentamos uma proposta de sistematização para orientar os autores na elaboração de objetivos mais representativos, ou seja, que estejam alinhados às necessidades de professores e alunos e que contribuam para a qualidade e relevância pedagógica dos Produtos e Processos Educacionais.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Angélica Cristina Rivelini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Biografia
Enio de Lorenza Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Apucarana – PR.

Angélica Cristina Rivelini , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Apucarana – PR.

Referências

ANDERSON, L. W; KRATHWOHL, D. A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revision of Bloom's Taxonomy of Educational Objectives. Nova York: Addison Wesley Longman, 2001. 336 p.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR. Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. 2009. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2074/portaria-normativa-n-17. Acesso em: 01 de mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento Orientador de APCN - Área de Ensino 46. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf. Acesso em: 15 de fev. 2021.
COSTA, M. A.; COSTA, M. de F. B.; ANDRADE, V. A. Caminhos (e descaminhos) dos objetivos em dissertações e teses: um olhar voltado para a coerência metodológica. Revista Práxis, n. 11, p. 11-24, 2014. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/595. Acesso em: 08 jun. 2024.
DIAS, V. S.; SILVA, F. A.; KITAMURA FILHO, Y. Análise das questões de Física do Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da taxonomia de Bloom revisada (2014-2019). Revista De Enseñanza De La Física, v. 33, n. 2, p. 495-502, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.55767/2451.6007.v33.n2.35304. Acesso em: 08 jun. 2024.
FERRAZ, A. P. do C. M.; BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão e Produção, São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2024.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil e suas implicações socio-políticas-educacionais: uma perspectiva da contemporaneidade. Campinas: Editora Plano, 2002.
GONÇALVES, C. É. L. de C.; OLIVEIRA, C. de S.; MAQUINÉ, G. O.; MENDONÇA, A. P. (Alguns) desafios para os produtos educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.500. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/500. Acesso em: 24 abr. 2025.
KRATHWOHL, D. R.; BLOOM, B. S.; MASIA, B. B. Taxonomy of educational objectives, handbook II: affective domain. Nova Iorque: David McKay Company, 1964.
MENDONÇA, A. P.; RIZZATTI, I. M.; RÔÇAS, G.; FARIAS, M. S. F. de. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional?: reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, e211422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.2114. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2114. Acesso em: 24 abr. 2025.
OLIVEIRA, D. K. B. de; MOURA, E. M. B. de; SILVA, K. A. P. C. Mestrado Profissional: perspectiva de formação continuada stricto sensu para o professor da Educação Básica. Pensar acadêmico, v. 18, n.2, p. 401-425, 2020. Disponível em: https://pensaracademico.unifacig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/1865. Acesso em: 10 set. 2024.
PASQUALLI, R.; VIEIRA, J. de A.; CASTAMAN, A. S. Produtos educacionais na formação do mestre em educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.302. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/302. Acesso em: 24 abr. 2025.
PASSOS, B. S.; VASCONCELOS, A. K. P. Análise de questões do Enem sobre funções inorgânicas à luz da Taxonomia de Bloom Revisada. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 43, p. 107-122, dez. 2023. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/15552. Acesso em: 21 ago. 2024.
ZAIDAN, S.; REIS, D. A. F.; KAWASAKI, T. F. Produto educacional: desafio do mestrado profissional em educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 35, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1707. Acesso em: 9 set. 2024.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

STANZANI, E. de L.; RIVELINI , A. C. Sistematização para elaboração de objetivos de produtos e processos educacionais: : uma proposta a partir da análise de trabalhos de um mestrado profissional. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 20, n. 41, p. 1–25, 2025. DOI: 10.21713/rbpg.v20i41.2426. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/2426. Acesso em: 5 dez. 2025.

Seção

Artigos

Publicado:

ago. 19, 2025
Palavras-chave:

Produtos pedagógicos educacionais, Taxonomia de Bloom Revisada, Objetivos de aprendizagem, Ensino de Ciências, Sistematização de objetivos

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.